Eixos Temáticos
-
1. História e historiografia da educação
> REVISTA SOM: FONTE PARA ANÁLISE DO ENSINO DE MÚSICA E DA PRODUÇÃO MUSICAL (RIO GRANDE DO NORTE, 1936-1949)
> AS DISCIPLINAS HUMANÍSTICAS E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA ETFRN (1968-1985)
> ESCOLAS RURAIS DE SÃO JOÃO DO SABUGI/RN (1954)
> HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS REPOSITÓRIOS DE HISTÓRIA ORAL NO BRASIL
> A EDUCAÇÃO FEMININA EM MORRINHOS-GO NOS ANOS DE 1962 – 1971: UM IDEAL DE MULHER
> EU SOU ALFABETIZADORA: UMA HISTÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL
> O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
> O HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO E SEU OFÍCIO
> PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DA MÚSICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL DOS SÉCULOS XVI-XVII: A CATEQUIZAÇÃO AMERÍNDIA PELOS JESUÍTAS SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
> HISTÓRIA NARRADA: MEMÓRIAS DE PROFESSORES DO NORTE GOIANO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 1990
> AS SALAS MULTISSERIADAS COM ÊNFASE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
> HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
> O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TEXTO E CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO
> CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES E EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
> A VISÃO DA IMPRENSA SOBRE A EDUCAÇÃO NO REGIME MILITAR
> MEDIAÇÃO EM PATRIMÔNIO HISTÓRICO
> O QUILOMBO NO BRASIL: O TERRITÓRIO E OS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO
> ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO SUL
> A DISCIPLINA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
> “ENSINAR HISTÓRIA COMO SE FAZ HISTÓRIA”: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR MEIO DO MÉTODO HISTÓRICO PARTINDO DE PROCESSOS CRIMINAIS E QUESTÕES DE GÊNERO
> BREVE RECORTE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN
> ARQUIVO EXTENSIONISTA CEMAR/UFOP: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (1997-2008)
> O ENGENHO RIACHO DO MEIO: A CONSTRUÇÃO DAS FONTES PARA O ESTUDO HISTÓRICO DE UM UNIVERSO DE PESQUISA
> O COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS E A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS AO LONGO DE OITO DÉCADAS
> ELEMENTOS DE UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM
> MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC
> O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) COMO OBJETO DE PESQUISA: ANÁLISE E INFERÊNCIAS A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
> A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROFHISTÓRIA EM ARAGUAÍNA-TO (UFT)
> REFLEXÕES SOBRE O NEGRO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
> TÁTICAS E ESTRATÉGIAS NA ESCOLA REGENTE FEIJÓ, FAXINAL DOS TROJAN, MALLET/PR (1965-1992)
> EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2014-2018)
> ANÁLISE DO ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE: “ESCOLA NORMAL”
> MEMÓRIAS DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1960-1968) NARRADAS PELOS ESTUDANTES EGRESSOS
> CENTRO TECNOLÓGICO DO NORDESTE (CETENE) E A FOTOGRAFIA COMO NARRATIVA VISUAL DE SUAS AÇÕES NO RIO GRANDE DO NORTE
> HISTÓRIA (AS) DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
> O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: COMO SE ESCREVE ESSA HISTÓRIA?
> OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
> REFLEXOS DAS MEMÓRIAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO ACAMPAMENTO CHESF (1949-1985)
> NOTAS DE UM ARQUIVO DE MEMÓRIAS, O PROCESSO FORMATIVO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
> A HERMENÊUTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
> GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XX
> A MATEMÁTICA NA HISTÓRIA DO ENSINO EM TEMPO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO NORTE: ALTERAÇÕES E PERMANÊNCIAS
> ARQUIVO ESCOLAR DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY: LUGAR DE MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL DE NATAL (RIO GRANDE DO NORTE, 1908 – 1956)
> OS VESTÍGIOS DE MEMÓRIA NA FREQUÊNCIA DO RÁDIO: O MEB E SUAS RELEITURAS ATUAIS
> FILOSOFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA
> VESTÍGIOS ESCOLARES: UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A CULTURA ESCOLAR
> QUAL PERFUME EXALA A ROSA? CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO PERIÓDICO RECREATIVO “A ROSA” (1857)
> MUSEUS VIRTUAIS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
> CURRÍCULOS DE HABILITAÇÕES DO ENSINO DE 2° GRAU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1971 E 1996
> HISTÓRIA DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO BRASIL E OS INTERESES POLÍTICOS DA ERA VARGAS (1930-1945): BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
> A FRENTE DE EDUCAÇÃO POPULAR DO RIO GRANDE DO NORTE E A EXPANSÃO DA CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER (1963-1964)
> O CURSO DE HISTÓRIA DA UFU PELOS SEUS CURRÍCULOS (1964-2017)
> FOTOGRAFIAS ESCOLARES: REPRESENTAÇÕES DO JARDIM DE INF NCIA MODELO DE NATAL (1953-1965)
> PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (SBHE) E DA REVISTA HISTEDBR ON LINE (UNICAMP) (2013-2015)
> A IMPLANTAÇÃO DA LEI Nº 5.692/1971 NO RIO GRANDE DO NORTE
> PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA HISTÓRIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL: O QUE FOCALIZAM OS ESTUDOS?
> BLOCOS LÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES POTIGUARES: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DESSE ENSINO
> A PRODUÇÃO INTELECTUAL DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
> DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA HISTÓRICA NO TRABALHO COM FOTOGRAFIAS ESCOLARES
2. Instituições escolares e política educacional
> A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO COLÉGIO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XVI
> O DECRETO N° 2.208/1997 E OS LIMITES PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
> UMA HISTÓRIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PELA TOPONÍMIA NO SEGUNDO GOVERNO DE JOAQUIM FERREIRA CHAVES (RIO GRANDE DO NORTE, 1914-1920)
> HISTÓRIA DO CENTRO DE ENSINO DE 2º GRAU PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-1985)
> REPRODUZIR, MAS LUTAR! VIVÊNCIAS NECESSÁRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> PERCURSOS PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO E USO DE METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> OS DESAFIOS DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE
> A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES GEOMÉTRICOS E O GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> A MEMÓRIA FEMININA PRESENTE NAS FACHADAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAJAZEIRAS – PB (1969-1999)
> A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL NO BRASIL: PERÍODO COLONIAL
> DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE POSSIVELMENTE IREMOS: ANÁLISE DO PROGRAMA NOVOS CAMINHOS
> O ENSINO DE HISTÓRIA E CARTOGRAFIA: O USO DE MAPAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
> PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA EM MOSSORÓ-RN (2015-2017): UM ESTUDO INTERPRETATIVO DA EVASÃO DE JOVENS E ADULTOS
> ENTRE A ESCOLA E O LAR: O PROGRAMA DE ENSINO DA ESCOLA DOMÉSTICA DONA JÚLIA, CUIABÁ-MT- 1946-1947
> LIÇÕES DE COISAS NO GRUPO ESCOLAR QUINTINO BOCAIÚVA EM SANTA CRUZ/RN: O QUE NOS REVELAM OS DIÁRIOS DE CLASSES DAS PROFESSORAS (1909 A 1931)
> POLITICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), VOLTADAS PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO: À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - ENTRE 1995-2006
> “INFRATORES DA DISCIPLINA ESCOLAR”: CASOS DE RESISTÊNCIAS E SILENCIAMENTOS NO GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO
> AUTORIDADE OU AUTORITÁRIO? REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
> A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
> FESTAS ESCOLARES DO GRUPO ESCOLAR SENADOR GUERRA DURANTE A ERA VARGAS (1940-1946)
> ENTRE A FILANTROPIA E O PODER LOCAL: COLÉGIO SALESIANO DO RECIFE
> IDEÁRIOS, RITOS E CULTURA ESCOLAR EM TEMPOS DE DITADURA NO GINÁSIO INDUSTRIAL DE PETROLINA
> O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CÁRCERE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
> AS REFORMAS CONSTITUCIONAIS NA EDUCAÇÃO DESDE A DÉCADA DE 1980.
> EDIFICANDO CORPOS ÚTEIS: ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PARAÍBA E O PROCESSO DE ALISTAMENTO DE MENORES “POR BEM OU POR FORÇA” NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
> ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA E MEDICINA VETERINÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA (1909 - 1930)
> A ESCOLA CENTRAL DE MACEIÓ: UM PROJETO DA INTELECTUALIDADE PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MENINOS NEGROS NA PROVÍNCIA DAS ALAGOAS (1887-1893)
> OS DESAFIOS DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE
> AS PROPOSTAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NEOLIBERAL
> A OFERTA DA EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NOS IMPRESSOS SERGIPANOS – IMPÉRIO E REPÚBLICA.
> A HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> O HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL E O CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
> ELEIÇÕES PARA GESTÃO ESCOLAR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA NORTE-RIO-GRANDENSE
> O GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SEU PROFESSORADO (1911)
> CUNDINAMARCA-COLÔMBIA, CENÁRIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS NOS ANOS 1950-1970
> NAS PÁGINAS DE “O LEGENDÁRIO”: A DOCÊNCIA FEMININA E O COTIDIANO ESCOLAR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL.
> INSPEÇÃO E EXPANSÃO ESCOLAR: AS MUDANÇAS OCORRIDAS DURANTE A EXPANSÃO ESCOLAR DO RIO GRANDE DO NORTE (1930-1945)
> FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO RELIGIOSO EM NATAL - RN
> O PROCESSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, VISTO PELA PERSPECTIVA EDUCACIONAL DUALISTA
> A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> OS MECANISMOS DE CONTROLE DE CORPOS E MENTES UTILIZADOS NA GESTÃO DE JEREMIAS PINHEIRO DA CÂMARA FILHO À FRENTE DA ESCOLA INDUSTRIAL DE NATAL (1939-1954)
> A PRESENÇA DA CULTURA FÍSICA NA SELEÇÃO DE MENORES PARA A ESCOLA APRENDIZES DE MARINHEIROS DA PARAÍBA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
> GRUPO ESCOLAR JOSÉ EMÍLIO DE AGUIAR (O “BALANÇA”): UMA HISTÓRIA INSTITUCIONAL A PARTIR DE SUA ARQUITETURA (COROMANDEL-MG, 1961-71)
> POLÍTICAS PÚBLICAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
> POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE UM GOVERNO BOLSONARISTA
> A EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O SEGUNDO GOVERNO DE ANTONIO JOSÉ DE MELLO E SOUZA, 1920 A 1923
> INFLUÊNCIAS POLÍTICAS NA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR LUIZ GONZAGA – PENDÊNCIAS/RN (1931-1952)
> “UM NINHO DE ALMAS FORTES E DESTEMIDAS”: A MATÉRIA DE EDUCAÇÃO SOCIAL E SUA FUNÇÃO ENUNCIATIVA NA ESCOLA DOMÉSTICA (NATAL, 1911-1945)
> APONTAMENTOS INICIAS DA HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL [FASUBRA] (1978-2006)
> A PEDAGOGIA DA PRESENÇA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO
> A EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA PÁTRIA: O PROCESSO DE PEDAGOGIZAÇÃO DO CANTO ORFEÔNICO
> TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS DA EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO ENSINO DE HISTÓRIA
> PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POTIGUAR: A HABILITAÇÃO DE PROFESSORES NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO E O PROJETO LOGOS II NO RN (1976 -1986)
3. Intelectuais e projetos educacionais
> MEMÓRIA HISTÓRICA E MEMÓRIA DE VELHOS
> NÍSIA FLORESTA E A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL (SÉCULO XIX)
> SEVERINO BEZERRA E SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE: DE NORMALISTA À CRIAÇÃO DO COLÉGIO DOM PEDRO II (1908-1929)
> IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ANÍSIO TEIXEIRA E O PLANEJAMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR NAS DÉCADAS DE 1930 A 1960
> ROBERTO MANGE, O IDORT E A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – SÃO PAULO (1931-1956)
> ANTÔNIO DE SOUSA E A EDUCAÇÃO POTIGUAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
> A HISTÓRIA DE VIDA E MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL (1964 - 1985)
> CEM ANOS COM FLORESTAN FERNANDES E OS ENTRAVES PARA CONQUISTA DA EDUCAÇÃO OMNILATERAL
> PROTÓTIPO DE SOFTWARE EDUCATIVO “ROTA DA MEMÓRIA” - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
> ALUNOS NA SALA E ALUNOS NO CAMPO: USOS DA HISTÓRIA LOCAL E ATIVIDADE EM CAMPO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
> MANOEL DANTAS, FOTÓGRAFO E DIRETOR DE INSTRUÇÃO PÚBLICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRETÓRIA
> VIAGENS PEDAGÓGICAS E O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL (1923-1946)
> MULHERES DO PROGRESSO: O IDEÁRIO HIGIENISTA DE NESTOR LIMA EM MANCHETES DA REVISTA PEDAGOGIUM
> AS IDEIAS DE RUI BARBOSA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (1879 – 1889): ENTRE O INDUSTRIAL, O POPULAR E A NAÇÃO
> RACISMO E DIREITO AO CORPO: UM DEBATE NA ESCOLA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUB PROJETO HISTÓRIA
> OS INTELECTUAIS E A ESCRITA DA EDUCAÇÃO POTIGUAR NA REVISTA PEDAGOGIUM (1921 – 1927)
> DEMARCAR, EDUCAR, FISCALIZAR: A CARTOGRAFIA EDUCACIONAL PARELHENSE E A BUSCA POR UM SERTÃO LETRADO.
> NESTOR LIMA E A INSTITUIÇÃO DO DIA DO PROFESSOR NO BRASIL
> MULHER, PROFESSORA E POETISA: POR UMA ESCRITA DE SI DE ANAYDE BEIRIZ NA PARAÍBA DO SÉCULO XX
> O EXERCÍCIO DA MONITORIA DE CIÊNCIAS HUMANAS NA ESCOLA PÚBLICA
> ENTRE ESCRITAS, PESQUISAS, REVISTAS E DISSERTAÇÃO: TRAJETÓRIA INTELECTUAL DA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA DE CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)
> AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE DOM ANTONIO SOARES COSTA
> LEGITIMAÇÃO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAL: ATORES, AUTORES E IDEIAS (1924-1928)
> DUAS AVALIAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DISCURSIVA DA MEMÓRIA SOBRE A HISTÓRIA E A SOCIEDADE
> OLHOS DA CIDADE: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DOS ESCRITOS FEITOS POR LUÍS DA CÂMARA CASCUDO EM O DIÁRIO DE NATAL (1948-1960)
> O PROTAGONISMO POLÍTICO DE MOACYR DE GÓES E A CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER
4. Livros, leitura e impressos escolares
> REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – O ACERVO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA UNIPAMPA.
> A REVISTA VIA-LÁCTEA NA PROPAGAÇÃO DA EDUCAÇÃO FEMININA (1914-1915)
> IDEIAS HIGIENISTAS E A DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO FEMININA NA REVISTA PEDAGOGIUM (1921- 1925)
> ANÁLISE DA REVOLUÇÃO CUBANA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
> REVISTA VOZES DE PETRÓPOLIS ENQUANTO MEMÓRIA DOS FRANCISCANOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: POR ENTRE LEITURAS E IMPRESSOS ESCOLARES 1907-2003
> ENTRE LEITURAS, MÉTODOS E EXERCÍCIOS: NOTAS ACERCA DE DOIS IMPRESSOS ESCOLARES DE AUTORIA DA PROFESSORA ALAGOANA, ROSÁLIA SANDOVAL
> A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO NORTE DE GOIÁS: LIVROS E MATERIAIS DOS EXPEDIENTES ESCOLARES NO SÉCULO XIX
> O ENSINO DA ÉTICA NO LIVRO AS AVENTURAS DE TELÊMACO NO LYCÊO PARAÍBANO NO SÉCULO XIX
> OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE RELIGIÕES AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NOS CADERNOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE
> ENTRE O APAGAMENTO DO CÂNONE E A NEGLIGÊNCIA DA HISTORIOGRAFIA: ONDE ESTÃO OS TEXTOS HISTÓRICOS PRODUZIDOS POR MULHERES NOS OITOCENTOS?
> HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 6º ANO (2005 A 2014)
> PRESENÇA DA TEMÁTICA INDÍGENA NOS CONTEÚDOS DE BRASIL COLÔNIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
> UMA ANÁLISE DO MANUAL DE ARITMÉTICA PROGRESSIVA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO: EM BUSCA DE SABERES GEOMÉTRICOS
> PRECISAMOS FALAR SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANO FINAIS
> A COLEÇÃO VAGA-LUME E O PNBE: UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO EDITAL DO PNBE E A OBRA O MISTÉRIO DO CINCO ESTRELAS
> REGISTROS DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ZONA RURAL DE LARANJEIRAS COM FOCO NAS AÇÕES DE PRATICAS CORPORAIS FORA DO CONTEXTO ESCOLAR
> A PRÁTICA DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR
> ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E ÁFRICA: RELATO DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
> O RIO GRANDE DO NORTE NA II GUERRA MUNDIAL: UM ESTUDO COMPARADO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD 2018
> ÁFRICA, UM NOVO OLHAR: O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
> O PERIÓDICO O ESTANDARTE ENQUANTO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO PRESBITERIANA ENTRE OS ANOS DE 1893 E 1903
> A LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO SOCIAL E EMOCIONAL DO ALUNO
> A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO NORTE DE GOIÁS: LIVROS E MATERIAIS DOS EXPEDIENTES ESCOLARES NO SÉCULO XIX
> O CURRÍCULO DO BSCS NO ENSINO SECUNDÁRIO COLEGIAL NO BRASIL NOS ANOS 1960/1970
> DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA PARA A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA REALIDADE: A PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO
Comentários
Postar um comentário