RESUMO - FOTOGRAFIAS ESCOLARES: REPRESENTAÇÕES DO JARDIM DE INFÂNCIA MODELO DE NATAL (1953-1965)

Sarah de Lima Mendes*
*UFRN - E-mail: saraheduca@gmail.com

Este trabalho objetiva refletir acerca do uso das fotografias escolares na investigação histórica do Jardim de Infância Modelo de Natal, nos anos de 1953 à 1965. Faz uso dos conceitos de Linguagem Fotográfica em Lima (1988) e Representação em Chartier (2002), com o intuito de compreender os discursos que perpassam a imagem social da escola. Como fio condutor, utiliza a categoria de Cultura Escolar em Julia (2001), a fim de configurar o modelo, as normas e condutas educacionais promovidos pela instituição. Nosso referencial metodológico estrutura-se em leitura de imagens utilizando esta referida documentação como fonte principal para o estudo da História da Educação. Fundamentada em um acervo constituídos por 200 imagens fotográficas, analisa três categorias: arquitetura escolar, atividades escolares e sujeitos. Para isso, vale-se de autores como Kossoy (1995, 2012), Leite (1998), Mauad (1996), Ciavatta (2014). Conclui-se que as fotografias escolares do Jardim de Infância Modelo de Natal representam uma cultura institucional veiculadora de conhecimentos, valores, normas e símbolos expressos em um padrão identitário.

Palavras-chave: Fotografia Escolar; Representação; Cultura Escolar; Jardim de Infância.

Comentários

  1. Os sujeitos pesquisados, nas fotografias, revelam uma sociedade que acreditava no poder disciplinador da escola?
    Como se apresentam as crianças, durante as atividades escolares?

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