RESUMO - PERCURSOS PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO E USO DE METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Cassiano Quinino de Medeiros Figueirêdo*
Maria Assunção Lima de Paula
*UFCG - E-mail: cquinino@gmail.com

Pensar a educação exige, sobretudo, um grande esforço para observá-la e compreendê-la como um processo complexo, onde interesses diversos estão entrelaçados, e que o produto dessa disputa atinge, dentre outros, as práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. O presente artigo surge como resultado das inquietações oriundas das observações empíricas e da reflexão sobre estudos científicos que tratam das práticas educacionais relacionadas à Sociologia, comuns à educação. Portanto, tem como objetivo apresentar o caminho percorrido para sua institucionalização e as discussões voltadas às metodologias utilizadas para o seu ensino na Educação Básica brasileira, a partir de uma análise crítica acerca dos fenômenos retratados. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, realizada a partir de uma densa revisão de literatura baseada em: Bodart (2019), Bodart e Cigales (2017), Bodart e Silva (2019), Florestan Fernandes (1976, 1977), Freire (2018), Giddens (2009), Lemos et al (2013), Lima (2018), Meucci (2000), Moraes (2010), Moraes et al (2013), Mota (2005a, 2005b), Pereira (2016), Silva (2007), Sousa (2016), Sousa (2018), Yoshimoto (2016). Assim, a análise parte do contexto do final do século XX até a contemporaneidade e identifica as formas como as forças políticas, em variados contextos históricos, atuaram para a inserção ou exclusão da disciplina ou conteúdos de sociologia. Também é apresentado o estado da arte da produção bibliográfica sobre a metodologia de ensino usada pela Sociologia. Como resultado, observa-se que um grande número de trabalhos tem sido publicados sobre as referidas metodologias, a saber: jogos de leitura; dinâmica de leitura seguida por conversa; a cartografia social; uso de Tecnologias da informação e da comunicação; análise da história de vida; para além dessas, as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006), ainda apresentam a aula de campo; aula expositiva; seminários; excursões; visita a museus e parques; leitura e análise de textos, cinema, vídeos, fotografias, charge, cartuns e tiras. Portanto, conclui-se que desenvolver metodologias de ensino que proporcionem uma reflexividade cotidiana, no sentido de fazer com que a Sociologia ganhe um sentido para além da sala de aula e das limitadas discussões de teorias e estudos sociológicos, que seja inovadora, é um desafio frente à realidade apresentada. Porém, é um dos caminhos que necessariamente devem ser perseguidos pelos docentes para reforçar, inclusive, a luta pela legitimação da disciplina.

Palavras-chave: Sociologia. Metodologia. Inovação. Ensino-aprendizagem. Institucionalização.

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