RESUMO - A HISTÓRIA DE VIDA E MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL (1964 - 1985)
Bianca Camargo Avanço*
Marcia Marlene Stentzler
*Unespar - E-mail: biancabia101997@gmail.com
O objetivo do estudo é investigar a Educação no Brasil durante o Regime Militar (1964- 1985) a partir da experiência de vida de uma professora que hoje está com 82 anos e lecionou neste período em uma escola rural multisseriada em um pequeno município localizado na região noroeste do estado do Paraná. Partimos do pressuposto de que o modo de ensinar da professora estava intimamente ligado ao seu modo de ser e também ao contexto social. A hipótese é de que a narrativa da experiência de vida da docente contribui no entendimento do contexto político e educacional deste período e também ajuda expor eventuais silenciamentos acerca de sua experiência profissional proporcionando, portanto, visibilidade a aspectos do ser professora em uma época de repressão. O estudo é desenvolvido em duas etapas, compreendendo o estudo bibliográfico e o estudo narrativo. A pesquisa bibliográfica permite conhecer e analisar referenciais teóricos já elaborados e, a história oral, possibilita trazer a história da mulher para o centro da pesquisa, rememorando acontecimentos do passado. A pesquisa será composta por fontes escritas e orais com base na História Social. Entende-se que, com a realização dessa pesquisa, ampliará o conhecimento sobre a educação durante a ditadura no Brasil, de forma crítica, bem como o papel da professora no contexto socioeducacional, tendo como referência a sua experiência, por ter lecionado naquele período histórico, a fim de contribuir com um olhar mais aprofundado e análise crítica sobre o período, bem como sua influência no fazer pedagógico e na vida dessas mulheres.
Palavras-chave: Educação. História de vida. Mulheres. Período ditatorial.
Prezada Bianca,
ResponderExcluirSempre é motivador quando nos deparamos com estudos que tem a mulher no centro da problemática. Certamente a atuação de professoras, como é essa que vc está pesquisando, fez a diferença na vida de inúmeras pessoas em comunidades distantes de grandes centros, produzindo resultados para as vidas delas. Continue as pesquisas.
Bianca,
ResponderExcluirComo foi o primeiro contato com a entrevistada?
Em algum momento, tiveram alguma dificuldade?
Bianca, do ponto de vista histórico tua pesquisa contribui para se problematizar: a recordação em torno da experiência de educação e ensino da professora em um dado tempo e espaço, e sobretudo, quais as impressões da hoje senhora, ao vivenciar o período militar. Qual olhar de sua entrevista sobre esse período. Desdobra um pouco mais sobre o trabalho. Como está o andamento da pesquisa?
ResponderExcluir