RESUMO - VESTÍGIOS ESCOLARES: UMA EXPOSIÇÃO SOBRE A CULTURA ESCOLAR

Maria Luiza Dantas Lins*
*UFRN - E-mail: mariadantasluiza@ufrn.edu.br

O presente trabalho foi realizado a partir da perspectiva de ressaltar a importância da utilização dos acervos escolares das instituições de ensino. Foi construída uma exposição chamada ;Vestígios Escolares: Um exposição sobre a cultura escolar; elaborada durante o segundo semestre de 2019, e aberta para visitação durante as comemorações de 25 anos do IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, de 05 a 07 de dezembro, em Natal - RN, que pretendia mostrar aos alunos, professores e servidores a perceber o quão rico são os acervos escolares e as possibilidades de utilização como ferramenta de ensino e a valorização dos espaços escolares, além da importância para a consolidação das narrativas históricas do ambiente escolar, que também possibilitam a construção da historiografia a partir das fontes encontradas nesses acervos. Essa iniciativa surgiu com a parceria do departamento do curso de História, da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o NDM -Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP ao realizar um curso de extensão sobre acervos escolares, ministrado pela professora Margarida Maria Dias de Oliveira, da UFRN. A exposição foi o produto final deste curso como forma de demonstrar uma das possíveis utilizações do acervo do NDM, tendo sido a exposição idealizada pela autora, com a proposta de utilizar objetos geradores, como exposto por Francisco Régis Lopes Ramos, no qual reflete sobre sua prática de trabalho na direção do Museu do Ceará em seu livro A danação do objeto: o museu no ensino de história (2004). Assim, a exposição foi organizada e montada a partir de objetos que possuem cargas de significados e que acendem questionamentos ao depender dos sujeitos que entram em contato com eles, aliado aos objetos expostos pela sala - pedra, carteiras, memoriais de formação- foi gravado áudios com pessoas que tinham relações com os objetos, estes foram disponibilizados por plataformas digitais a partir de um QR Code - Código de Resposta Rápida, que daria aos visitantes acesso a esse material em sites, como Spotify. Desta forma, os vestígios deixados pela sala proporcionaram aos visitantes construir e perceber as narrativas existentes naquele espaço. Reafirmando a concepção que foi levada para o curso, que os acervos escolares são fontes que servem não só para do fazer historiográfico como ferramentas para o ensino.

Palavras-chave: Exposição; Espaços escolares; Acervos; Ensino.

Comentários

  1. Parabéns pela pesquisa!! A forma como foi pensada a exposição leva o visitante a um mergulho na história! Sou mestranda em Políticas Sociais e pesquiso os espaços escolares seus contextos e implicações na aprendizagem e na formação docente.
    Luciana Siqueira Ribeiro

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    1. Obrigada, Luciana !
      Caso queira conhecer um pouco do conteúdo que estavam nos QRcode é só colocar o nome Vestígios Escolares no Spotify que vai aparecer os depoimentos relacionado aos objetos da exposição. Os espaços escolares possuem uma riqueza de possibilidades de trabalhos. Qual é o seu resumo aqui no evento ? Adoraria conhecer.

      Maria Luiza Dantas Lins

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  2. Parabéns pelo trabalho!!
    Mesmo sabendo que há essas gravações do público eu queria saber como foi de fato a recepção do público, porque há elemento que escapam a uma gravação que vai pra um podcast.

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    1. Oi, Rafaela Mirls!
      Bem, o áudios na verdade foi a forma que usei para que a exposição não fosse apenas objetos da escola expostos, optei por colocar em uma plataforma de podcats para facilitar o acesso as pessoas que estavam na exposição ou que se depois quisessem ouvir as histórias que cada um dos objetos contava com mais calma também seria possível, isso acaba tocando em um dos objetivos da exposição que era mostrar algumas possibilidades para a utilização de acervos escolares, já que trabalhamos com o principio de "objetos geradores", por exemplo: o significado e a relação de uma pessoa com uma caderno em cima da mesa, pode ser diferente do que é contado no áudio. A ideia era que quem estivesse naquele ambiente pensasse qual seria o sentido desses objetos para eles, as vezes causando uma aproximação ou o estranhamento e quando elas iam descobrindo a exposição era inevitável que elas começassem a contar suas memórias. Naquele momento minha vontade era pedir para que essas histórias também fossem gravadas. Pois cada um daqueles objetos presentes ali eram os vestígios para ajudar construir a história dos espaços escolares.

      Espero ter respondido, me empolguei na resposta. Até mais!

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