RESUMO - PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DA MÚSICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL DOS SÉCULOS XVI-XVII: A CATEQUIZAÇÃO AMERÍNDIA PELOS JESUÍTAS SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Áquila Rosângela Freire Ribeiro*
Isabela Cristina Santos de Morais
*UERN - E-mail: aquilamusic2015@gmail.com
Este texto tem como objetivo a análise bibliográfica de produções acadêmicas na área da História da Educação sobre a concepção da música enquanto prática educativa utilizada pelos Jesuítas na catequização Ameríndia no Brasil dos séculos XVI-XVII Considerando a relevância do tema e das publicações sobre educação no Brasil Colônia, nosso olhar incidiu sobre as produções acadêmicas dos historiadores da educação que tiveram como objeto de estudo a utilização da música como prática educativa na catequização dos índios. A partir deste estudo, buscamos dar maior visibilidade aos estudos em História da educação, bem como compreender a utilização de fontes de pesquisa nas pesquisas históricas e como se dá teórico e metodologicamente o trabalho com acervos do período colonial na produção de pesquisas. Consideramos enquanto fundamento teórico-metodológico, os autores: Chartier (1990); Nóbrega (1954); Castagna (1991); Londoño (1995); Cambi (1999); Fonterrada (2005); Holler (2006); Wittmann (2011). Levantamos a hipótese de que a atuação musical dos jesuítas no Brasil contribuiu no processo de formação socioeducativa a partir da catequese, condicionando o indígena aos costumes e crenças ibéricos, influenciando na constituição da identidade músico-cultural do cenário brasileiro. A investigação, de caráter qualitativo reuniu publicações de repositórios universitários de teses e dissertações, bem como trabalhos publicados no google acadêmico. Consideramos válida a realização da pesquisa, que nos possibilitou a compreensão da importância da temática, bem como da valorização da pesquisa em História da educação, pudemos perceber também a importância da música enquanto prática educativa constituindo-se em relevante elemento constituinte do diálogo dos missionários com os índios, sobretudo na catequização das crianças ameríndias.
Palavras-chave: História da Educação; Práticas educativas; Música; Jesuítas.
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