RESUMO - ELEMENTOS DE UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM

Gustavo Lucas Silva da  Costa*
Liliane dos Santos Gutierre
*UFRN - E-mail: gustavolucasts@gmail.com

Nesta comunicação apresentaremos parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que tem como objetivo descrever como se deu o ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim (EEBCM). A instituição iniciou sua trajetória educacional em 1878, funcionando por trinta anos como Ateneu-Cearamirinense. Após esse período, tornou-se Grupo Escolar Felipe Camarão e, a partir de 1950, Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim. O recorte temporal inicia-se em 1950, período que a Instituição tornou-se Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim, mas ainda não definimos o final desse recorte. Isso acontecerá após a etapa de definição das fontes. No tocante a metodologia, a nossa pesquisa tem caráter qualitativo utilizando-se de procedimentos metodológicos, como: pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Com relação às fontes, ao estudar a História da Educação, Stamatto (2012) concebe a importância da legislação enquanto fonte histórica, por estes documentos permitirem a compreensão da implantação e das modificações das políticas educacionais. Partindo disso, faremos uso da legislação do período, atas de reuniões, livros de registros, fotografias, relatórios e também de jornais da época, que serão analisados á luz da teoria de Le Goff (1994). Lançamos mão de pressupostos da História Cultural, por meio de autores como Chartier (1990) e Burke (2004). No tocante aos estudos sobre disciplinas escolares, recorremos aos estudos de Chervel (1990), e a Julia (2001), como forma de compreender a Cultura Escolar como objeto histórico. O Estudo segue em desenvolvimento, não sendo possível apresentar resultados concretos. Mas até essa etapa da investigação, já selecionamos uma série de materiais didáticos e identificamos e contatamos potenciais depoentes que se mostraram dispostos a colaborar, cedendo outros materiais e concedendo entrevistas. Seguimos em busca de outras fontes, como: cadernos de alunos e livros didáticos de matemática utilizados na época, planos de aulas, entre outros. Mas consideramos relevante a participação no evento, tendo em vista as contribuições dos renomados pesquisadores.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Escola Barão de Ceará–Mirim. Ceará–Mirim.

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