RESUMO - A PRESENÇA DA CULTURA FÍSICA NA SELEÇÃO DE MENORES PARA A ESCOLA APRENDIZES DE MARINHEIROS DA PARAÍBA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Shairany Arias Palombo sonntag*
Azemar dos Santos Soares Junior
*UFRN - E-mail: shairany@outlook.com

Este trabalho tem por finalidade analisar como a saúde e o condicionamento físico eram critérios importantes para o processo de seleção dos menores que pretendiam fazer parte da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba no início do século XX. Essa instituição tinha por objetivo aumentar o corpo da Marinha do Brasil. Logo, oferecia uma ampla educação para jovens meninos, que ali seriam lapidados até se tornarem marinheiros. Essa escola atendia um público em vulnerabilidade social, de forma que estava em constante contato com juízes de órfãos, e com pais que talvez enxergassem ali, um futuro melhor do que a pobreza poderia dar ao seus filhos. Assim, para constituir a metodologia deste trabalho, foi analisado o 2º Livro Termos de Inspecções de Saúde da Escola de Aprendizes Marinheiros da Parahyba, com termos datados de 1927 até 1931. Bem como, o Decreto nº 11.479, de 10 de Fevereiro de 1915, que estipulava uma série de regulamentos para as escolas de Grumetes e de Aprendizes-Marinheiros. Teoricamente, dialogamos com a proposta de disciplina aos moldes de Michel Foucault (2009) e de cultura física de Azemar Soares Jr (2015). Pode-se concluir então, que a Escola Aprendizes de Marinheiros da Paraíba seguia as instruções do Decreto mencionado, e assim, além de moldar menores através de diversos métodos voltados para a disciplina, também estipulava uma padronização dos corpos.

Palavras-chave: Escola de Aprendizes Marinheiros; Disciplina, Cultura física.

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