RESUMO - O GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SEU PROFESSORADO (1911)

Micaele Cavalcante de Barros*
Sara Raphaela Machado de Amorim
*UERN - E-mail: micaelecb17@hotmail.com

Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas educativas desenvolvidas pelo professorado do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia. Criado na cidade de Assú por meio do Decreto n° 254 de 11 de agosto de 1911 e inaugurado em 07 de setembro do mesmo ano, representou mais um passo no projeto de expansão do ensino público através da criação de novas instituições de ensino, nas primeiras décadas do período republicano. Diante da compreensão de que os Grupos Escolares emergiram no cenário nacional como propostas inovadoras para a educação, desde a arquitetura às concepções de ensino, nos perseguimos sobre o estudo da realidade norte-rio-grandense, pelo fio condutor desta instituição em particular. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho documental a partir de fontes provenientes do acervo da própria instituição de ensino em diálogo com o que era prescrito na legislação oficial e, também, disseminado com a cobertura da imprensa. Sobre este aspecto metodológico, destacamos a análise do Regimento Interno dos Grupos Escolares (1908), onde são mencionadas as prescrições para organização do ensino primário, dentre horários, disciplinas e materiais utilizados, em diálogo com o que era veiculado no jornal A República (1911), com publicações que ofereciam visibilidade aos trabalhos realizados no Grupo. No que tange às práticas educativas, destacamos que o trabalho com música, poesia e passeios escolares faziam parte da rotina. De acordo com o termo de visita escrito pelo Inspetor Francisco Gonzaga Galvão em 1913, as aulas ao ar livre eram obrigatórias e as professoras deveriam ao menos um vez por mês introduzir aulas de campo no cronograma das disciplinas ofertadas. Desse modo, algumas práticas apontadas são reveladoras do trabalho com o método intuitivo, a exemplo de quando foi destacada a necessidade de passeios escolares e aproximação das crianças com aspetos e situações das localidades urbana e rural. Assim, os alunos teriam contato com o conhecimento que aprendiam na escola de forma mais concreta, conforme era a proposição no referido método, através das lições de coisas. Destacamos ainda, o uso dos livros didáticos e as relações de seus conteúdos e ilustrações com as práticas civilizatórias circunscritas nos anos iniciais do século XX. Por fim, asseveramos que as práticas educativas do professorado foram relevantes instrumentos para a consolidação do ideário cívico patriótico proposto no seio das instituições escolares criadas no início do período republicano.

Palavras-chave: Grupo Escolar. Práticas Educativas. História das Instituições Escolares.

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