RESUMO - AS IDEIAS DE RUI BARBOSA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (1879 – 1889): ENTRE O INDUSTRIAL, O POPULAR E A NAÇÃO
JUAN CARLO DA CRUZ SILVA*
Nara Lidiana Silva Dias Carlos; Olivia Morais de Medeiros Neta
*IFRN; UFRN - E-mail: juansolideo.jc@gmail.com
Rui Barbosa de Oliveira (1849–1923) foi um polímata e político brasileiro com influência e difusão de ideias entre o final século XIX e início do XX. No campo da educação, entre 1881 e 1886, produziu escritos que demonstram avanço das discussões educacionais no país e no mundo. O artigo encontra-se na interface da abordagem teórica dos campos da História Cultural, da História da Educação Profissional e da História dos Intelectuais, visando analisar as ideias deste intelectual para a Educação Profissional como necessária ao país na última década do Império. Certeau e Sirinelli corroboram com as análises do seu lugar de fala, sua rede de sociabilidade e seu engajamento. Trabalhamos a partir das noções de representação, prática, apropriação e circulação de ideias de Chartier e entendemos que a produção barbosiana é resultado das práticas desenvolvidas pelo autor a partir de suas apropriações de representações vigentes e circulantes em seu contexto histórico. Constituem-se como fontes os Pareceres-Projetos de Reforma da Instrução Pública nas obras completas de Rui Barbosa, o discurso “O Desenho e a Arte Industrial” e, em menor grau, a obra de Norman Calkins traduzida pelo intelectual “Primeiras Lições de Coisas”. Destacamos que Rui Barbosa e seus escritos contribuíram para a consolidação da ideia de uma educação profissional sistematicamente regulada pelo Estado em vista do seu desenvolvimento econômico e social. A estruturação de seus pensamentos sobre organização e administração educativa, filosofia e política da educação profissional e metodologia de ensino que se firma, por exemplo, especialmente, na disciplina escolar Desenho, foram apropriadas pelas Escolas de Aprendizes Artífices através das leis e das ações de gestão, bem como a amplitude de influência das ideias em circulação internacional nas obras de Rui Barbosa e, a partir dele, na educação profissional brasileira.
Palavras-chave: Desenho; Educação Profissional; Intelectual; Rui Barbosa.
Juan, Nara e Olivia, um comentário para possibilitar o debate. Em fins do século XIX, com o término do período imperial muitos grupos de intelectuais buscaram defender a inserção do Brasil no panorama de modernização alinhado a lógica de outros países., europeus e EUA. A educação seria um desses pilares que deveria ser política de estado. Rui Barbosa, defensor de um desenvolvimento para o país alavancado pela educação para todos, pela incorporação do método intuitivo, de uma educação técnica e científica, palavra de ordem para a modernização.
ResponderExcluir