RESUMO - ENTRE ESCRITAS, PESQUISAS, REVISTAS E DISSERTAÇÃO: TRAJETÓRIA INTELECTUAL DA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA DE CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)

Raimundo Nonato de Sousa Neto*
*UFPI - E-mail: nettosousa08@gmail.com

O horizonte deste estudo são os indícios e vestígios presentes em fontes documentais e bibliográficas relacionados à história e memória da trajetória intelectual da Professora Maria da Conceição Sousa de Carvalho no âmbito do Departamento de Métodos e técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no período temporal de 1974 a 1995. O objetivo do presente texto consiste em cotejar e discutir a produção intelectual junto à UFPI, realizada pela Professora Conceição Carvalho – dissertação de mestrado, editoriais e artigos publicados na Revista Educação e Compromisso, e na Revista Linguagens, Educação e Sociedade –, mediante levantamento de fontes documentais e bibliográficas. Com base nessas fontes documentais e bibliográficas busca-se responder a seguinte indagação: Qual foi a produção intelectual da Professora Maria da Conceição Sousa de Carvalho quando docente da UFPI? Nesse estudo, na perspectiva metodológica, utilizaram-se as ideias sobre as análises documentais, conforme LE GOFF (1984, 2003), RICOEUR (2007) e SILVA (2009), além da discussão bibliográfica sobre intelectuais com base nas ideias de MIGNOT (2002) e VENANCIO (2016). A pesquisa documental ocorreu por meio da procura de fontes pertencentes ao acervo pessoal da docente e no arquivo institucional da direção do CCE, os quais permitiram rememorar determinados aspectos da trajetória produtiva intelectual vivenciada pela Professora Conceição Carvalho na UFPI. Logo assim, como resultado do estudo destaca-se o fato de que a Professora Conceição Carvalho foi produtora intelectual e procurava voltar seu olhar científico de pesquisadora para a própria instituição onde atuava, estimulando e desenvolvendo pesquisas e estudos que, de alguma forma, contribuíram para as questões vivenciadas no cotidiano universitário e podem ser fontes importantes, pois mostram dados sobre determinadas problemáticas voltadas para a UFPI. Portanto, faz-se salutar o resgate da história e memória atrelada à trajetória da produção intelectual desenvolvida pela Professora Conceição Carvalho no DMTE, no CCE e na UFPI.

Palavras-chave: Conceição Carvalho. Professora. Intelectual. CCE. UFPI.

Comentários

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  2. Boa tarde.
    Gostaria de saber se é possível identificar a linha historiográfica da autora e se há uma mudança de suas perspectivas quanto a essa linha, ou ela se manteve na mesma tendência teórica-metodológica durante sua cátedra universitária?

    Att.

    Jessica Caroline de Oliveira

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    1. Bom dia Jessica Caroline de Oliveira.
      Com base nas interpretações da fontes documentais utilizadas no estudo sobre a produção intelectual da Professora Conceição Carvalho, entende-se que a mesma, primava por uma circulação de saberes pedagógicos e científicos, baseados em questões epistemológicas históricas e filosóficas, assim ela se encaixa em uma linha historiográfica ligada a história e memória e também a outras temáticas vinculadas a questões filosóficas. Durante a sua trajetória a professora Conceição Carvalho desenvolveu vários estudos ligados à varias temáticas que de alguma maneira envolvia a sua atuação como docente universitária, assim ela mudou algumas vezes em relação as suas perspectivas de suas temáticas de estudos, pois buscava desenvolver pesquisas em seu próprio ambiente de trabalho e isso promovia algumas alterações de temáticas, mas acredito que ela sempre se mantinha nessas linhas de conhecimentos, que cruzavam questões da história e memória e também da filosofia, sempre procurando envolver seu próprio ambiente de trabalho de alguma forma, pois a sua dissertação de mestrado, por exemplo, foi um estudo, que foi todo realizado com a opinião dos alunos da UFPI, sobre a eficácia do ensino universitário piauiense, no contexto dos anos 1970. Assim ela praticamente se manteve sim em suas bases de pesquisas teóricas e metodológicas voltadas para o campo da história e memória da educação intercruzando algumas questões filosóficas, devido a sua formação inicial nessa área de conhecimento.

      Att. Raimundo Nonato de Sousa Neto.

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