RESUMO - O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
ANDREIA PRISCILA MACHADO HONORATO*
Rita de Cassia Grecco dos Santos
*FURG - E-mail: andreiapriscilamonte@gmail.com
O presente texto é tributário do projeto de pesquisa realizado na Escola de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada numa região periférica da cidade do Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Tal escola é reconhecida por inúmeras mazelas sociais que vão desde as péssimas condições de estrutura física e precariedade das condições de trabalho dos professores, baixa renda das famílias, até mesmo à dificuldade de acesso a informações básicas naquilo que tange à participação em um debate mais amplo de temas sociais e culturais que permeiam a contemporaneidade. O estudo produzido teve como alicerce as narrativas escritas dos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA dessa escola. A partir do conteúdo Revolução Industrial Inglesa, principalmente questões que permeiam o trabalho naquele período, surgiu a seguinte pergunta: Quais as principais percepções dos estudantes da EJA entre possíveis aproximações e distanciamentos acerca das categorias condições de trabalho e remuneração? Nesse contexto, os estudantes forjaram seus conceitos de trabalho na contemporaneidade, alicerçados a partir de sua prática de vida, de suas experiências, através de uma perspectiva histórica. Considerando que acreditamos que o fazer pedagógico precisa emancipar as minorias, nesse sentido, pensamos que a escola pode ser um local possível para que isso aconteça, onde realmente aconteçam trocas de saberes e não meras reproduções isoladas. Cremos que a educação precisa elucidar e instigar as pessoas a se emanciparem, para que possamos traçar um projeto de sociedade includente e, por isso mesmo, menos discriminatório com o outro. Esse estudo de caso visou contribuir de forma acadêmica para a pesquisa alicerçada na prática de sala de aula com problemáticas cotidianas dentro e fora dela.
Palavras-chave: Ensino de História; Educação de Jovens e Adultos; Trabalho Feminino; Revolução Industrial.
Olá! Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber qual a percepção que os estudantes tiveram acerca do conceito de trabalho e que instrumentos vocês utilizaram para fazer essa percepção de como eles aprenderam o conceito.
ResponderExcluirObrigada desde já!
Isabela da Silva Ferreira
Trabalho muito interessante, aliando conteúdo trabalhado em sala de aula com vivência. Gostaria de conhecer um pouco dos resultados da pesquisa. Quais as perspectivas apresentadas pelos alunos acerca dos conceitos?
ResponderExcluirOlá, muito interessante o objeto estudado, também fiquei curioso sobre os resultados da pesquisa. Minha questão é se os estudantes perceberam as disparidades entre os significados e práticas do trabalho entre o período estudado e suas vivencias?
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