RESUMO - A EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA PÁTRIA: O PROCESSO DE PEDAGOGIZAÇÃO DO CANTO ORFEÔNICO
Wênia Mendonça Silva*
*UFS - E-mail: wenia-mendonca@hotmail.com
A presente pesquisa, de cunho documental e historiográfico, tem por objetivo apresentar o modo como os agentes educacionais sergipanos operaram diante das exigências do Estado com relação as novas diretrizes deliberadas para o ensino do Canto Orfeônico, sobretudo, a partir da Reforma Capanema. Para tanto, traz à baila a legislação relativa a este processo e a maneira como essas normativas foram executadas pelos professores de música. Fundamentada nos conceitos de Cultura Escolar, segundo Dominique Julia (2001) e de Currículo, consoante Ivor Goodson (1995), esta pesquisa tomou como fontes a legislação referente às questões educacionais em esfera nacional e local, jornais sergipanos, manuais didáticos relacionados ao ensino da disciplina Canto Orfeônico, bem como documentos administrativos e pedagógicos, salvaguardados no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e na Sociedade Filarmônica de Sergipe. Os resultados adquiridos com base na análise das fontes consultadas e em diálogo com o referencial teórico elegido indicam que o funcionamento da disciplina foi em grande parte atendido pelo que estabelecia a legislação educacional em vigor. Além disso, percebeu-se também que a prática pedagógica pretendida pelo Estado para como os professores de Canto Orfeônico estabelecia um efeito prático no sentido de fornecer um caráter de ensino inteiramente didático à Música na expectativa de torná-la um dispositivo suscetível à transformação da sociedade.
Palavras-chave: Canto Orfeônico; Disciplina Escolar; Política Educacional; Processo Pedagógico; Sergipe.
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