RESUMO - ENTRE LEITURAS, MÉTODOS E EXERCÍCIOS: NOTAS ACERCA DE DOIS IMPRESSOS ESCOLARES DE AUTORIA DA PROFESSORA ALAGOANA, ROSÁLIA SANDOVAL

Edna Telma Fonseca e Silva Vilar*
*UFBA - E-mail: ednatelma@yahoo.com.br

Neste artigo, analisam-se aspectos contextuais relativos à produção e inovação pedagógica de dois impressos escolares, genericamente, referidos como livros didáticos; sendo o primeiro um livro de/para leitura, intitulado Através da Infância (1918); e o segundo, com características de um manual de/para o ensino, sob a denominação de Curso Elementar de Portuguez em pequenos exercícios práticos (1921), ambos de autoria da literata e professora alagoana, Rosália Sandoval. Considerada a denominação de “manual escolar” para o segundo livro em função de sua destinação e finalidade pedagógica, analisam-se aspectos indicados por Ossenbach (2010) ao apresentar uma caracterização acerca dessa tipologia de livro, a saber: a intencionalidade da autora em relação ao ensino escolar; a sistematicidade e sequencialidade na exposição dos conteúdos; a adequação para o trabalho pedagógico; a presença de recursos didáticos explícitos, a exemplo dos quadros, exercícios, dentre outros. Do “livro de leitura” em tela, analisam-se os textos em seu conjunto na perspectiva de situar a qual modelo de ensino mais se associavam. Apoiamo-nos nos aportes teóricos da história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e na história (material) do ensino na perspectiva de que os livros escolares ou manuais estabelecem vínculos com o processo de escolarização, principalmente no que diz respeito à modernização dos métodos, constituindo elemento importante da cultura escolar (MUNAKATA, 2016). Nessa perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi apresentar e analisar impressos voltados para o ensino da leitura, da escrita e da gramática, visando contribuir para a história da escolarização primária em Alagoas. As análises apontaram como marcas recorrentes nos textos/leituras constantes no título Através da Infância, referências ao amor pátrio e as virtudes a serem incorporadas pelas crianças, visando uma formação moral e cívica; ao tempo que faz referência às suas vivências como material/conteúdo importante para essa formação. Com relação aos exercícios propostos no livro Curso Elementar de Portuguez em pequenos exercícios práticos, destacam-se a cópia, o ditado e a redação, voltados para a escrita e sua adequação, regulada pela gramática normativa em seus conteúdos de fonologia e morfologia. Com relação ao método, aponta-se uma mescla entre a dimensão fonológica e a global, na medida que o texto assume um lugar de destaque ou contexto para o ensino e aprendizagem da disciplina escolar Português.

Palavras-chave: História da educação alagoana; Livros didáticos; Livro de leitura; Exercícios de escrita; Rosália Sandoval.

Comentários

  1. Saudações. Gostei bastante do seu trabalho e temática. É muito rico o debate sobre materiais didáticos principalmente aqueles de autoria de professores. Gostaria de saber, por favor, se vc teve acesso a informações sobre a biografia da autora desses materiais. Fiquei curioso em saber quem foi a professora Rosália Sandoval. Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Arthur,
    A professora Rita de Souza Abreu, adotou o nome literário de Rosália Sandoval, estendendo-se pelas demais produções autorais, inclusive, a dos impressos livros didáticos. Nascida em Maceió/AL, provavelmente em 1876 e falecida em 1956, no Rio de janeiro, atuou como escritora e professora, tendo publicado poemas em periódicos locais e regionais, mas também no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro desde os anos de 1900. Pouco se sabe sobre sua estrutura familiar, apenas que perdeu o pai e um irmão com qual tinha muitas afinidades, inclusive pelo apreço a escrita e à cultura. Temos notícias de sua atuação como professora em Alagoas até os anos de 1920 e de sua intensa produção no campo da educação, tendo publicado os dois títulos citados no Resumo , sendo um livro de leitura e um curso/manual de/para o ensino de Língua Portuguesa com orientações ao professor em propostas de exercícios de leitura, redação, ditado, cópia, gramática. Publicou também no contexto da educação, um artigo sobre o primeiro dia de aula, veiculado na Revista de Ensino de Alagoas.
    Grata por sua leitura e interesse por saber mais acerca de Rosália Sandoval.
    Edna Telma Fonseca e Silva Vilar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos