RESUMO - O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TEXTO E CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO
Buena Bruna Araujo Macêdo*
Pablo Sebastian Moreira Fernandez
*UFRN - E-mail: buenabruna@yahoo.com.br
O presente texto analisa o ensino de geografia no Ensino Fundamental a luz das três versões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (anos 1961, 1971 e 1996) e de seu respectivo contexto histórico. Neste estudo ressalta-se que a geografia escolar é reflexo da sistematização da Geografia como ciência na Europa, porém, carrega peculiaridades inerentes a realidade brasileira. Considera-se que a inserção do ensino de geografia no Brasil data do início no século XIX, inicialmente no Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, depois incorporada ao currículo das demais escolas do país. Desde os seus primórdios até o momento atual o ensino de tal disciplina acaba carregando traços da legislação educacional e da contextualização histórica. Para a realização do estudo, foi adotada a abordagem qualitativa realizando uma pesquisa bibliográfica sobre a história da educação brasileira, em Ribeiro (2003), Romanelli (2005), Ghiraldelli Jr (2006); sobre a história do ensino de Geografia no Brasil, Rocha (2000), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), Cacete (2013), Straforini (2008), Vlach (2004), Vesentini (2004), além disso, foram analisadas a Lei de Diretrizes e Bases n° 4.024 de 20/12/1961; a Lei de Diretrizes e Bases n° 5.692 de 11/08/1971 e a Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394 de 20/12/1996. A partir das reflexões empreendidas pode-se constatar que mediante o que está posto o ensino de geografia ainda possui dificuldades que precisam ser superadas para que se possa contribuir para a formação da cidadania e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos tornando-os capazes de transformar o meio em que estão inseridos.
Palavras-chave: História da Educação; Ensino de Geografia; Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
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