RESUMO - BREVE RECORTE HISTÓRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN

Francisco de Oliveira Neto*
Fredy Enrique González
*UFRN - E-mail: foliveirant@gmail.com

O presente trabalho consiste em um fragmento da nossa pesquisa de mestrado que possui como objeto de estudo a produção científica em Educação Matemática (EM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O referido recorte trata da investigação analítica da primeira dissertação produzida no campo da EM intitulada O Ensino de Trigonometria através de Atividades Históricas, defendida, em 1997, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da referida instituição. Nosso objetivo é analisar, de modo exploratório e descritivo, a polifonia das vozes – autor, orientador, banca, Repertório de Coordenadas Teórico-Conceituais de Referências –, a temática e a tendência metodológica utilizada nesse trabalho pioneiro que marca o início da produção científica em EM no Rio Grande do Norte, especificamente, na UFRN. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizamos o repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da UFRN, além do sítio do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). A partir da análise crítica desse trabalho e do mapeamento inicial das produções subsequentes, verificou-se o início das investigações sobre o uso da História para o Ensino da Matemática, a importância dessa discussão na formação de professores e, consequentemente, nos processos de ensino-aprendizagem dessa disciplina. A voz do orientador John Fossa está fortemente presente nas referências desse trabalho, além de outros autores-chave da EM e da História da Matemática, a exemplo de Ubiratan D’ambrósio e Carl B. Boyer. Esse breve recorte histórico, permite-nos compreender o início da produção científica em EM, constituindo a UFRN um polo importante para o desenvolvimento de pesquisas e contribuindo para a formação matemática das pessoas em nosso estado.

Palavras-chave: Educação Matemática; História; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Produção Científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos