RESUMO - A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO NORTE DE GOIÁS: LIVROS E MATERIAIS DOS EXPEDIENTES ESCOLARES NO SÉCULO XIX
Regina Célia Padovan*
Geruza Barbosa Paes
*UFT - E-mail: reginapadovan@uft.edu.br
A pesquisa trata do levantamento e estudos dos materiais de expediente utilizados nas escolas primárias, nas regiões do antigo Norte de Goiás, (atual Tocantins) no século XIX. Tem como objetivo identificar e analisar os registros documentais referentes à instrução primária, a partir dos documentos fotografados no Arquivo Histórico de Goiás (Goiânia), do Museu das Bandeiras (Cidade de Goiás), e do acervo on line disposto pela Rede de História da Educação de Goiás (REHEG). A metodologia de leitura utilizou como base a cultura material escolar a partir de Greive (2000); Julia (2001); Abreu Junior (2005); Valdez (2011) na compreensão da relação dos objetos, práticas escolares e localidades. O procedimento consistiu na identificação dos materiais solicitados pelos professores, inspetores paroquiais, e ou delegados literários, a partir de um roteiro de catalogação constando o tipo de documento, data, local, número de pastas e ou subpastas. A visualização dos documentos exigiu um trato do material por vezes incompreensível e até mesmo ilegível, em especial, as imagens dos documentos diretos dos arquivos (ABREU JUNIOR, 2005). Procedeu-se a comparação de dois ou mais tipos de documentos, localidades e solicitações. As "listas de materiais de expediente" emitidas pelos professores eram compostas em sua maior parte por papel, tinta, penas, lápis, cartilhas, compêndios traslados em passos, tinteiros, bem como, livros. Constavam também os mobiliários como mesas, bancos, carteiras e alguns itens relacionados à manutenção, tais como vassouras, potes para água, copos, pratos, etc. Acrescido aos livros para registro das matrículas, vigoraram os livros de ponto, de visita e termos de exames, procedimento exigido pela inspetoria das escolas. Outros livros recorrentes constam como exemplares da coleção de cartas e de aritmética, catecismo, tabuadas e cartas para instrução primária; assim como os compêndios da doutrina Cristã, da gramática nacional e da aritmética, como mais solicitados. Identificou-se a disponibilização de material para uso dos alunos mais pobres, como livros didáticos, entre outros, como lápis, papel, lousa, tinta, penas, entre outros. Importante enfatizar que as listas de materiais das escolas referentes à região em estudo não apresentaram alterações ao longo da segunda metade do século XIX, evidenciando a regularidade no uso, por parte de algumas localidades como Natividade, Conceição do Norte, Palmas, Pedro Afonso. Constatou-se a existência de muitos ofícios com questionamentos e reclamações pelos professores do não recebimento ou quantidade indevida, evidenciando as dificuldades nas relações entre o lugar da escola e demandas em seu entorno, e até mesmo a responsabilidade destas no controle dos registros, e até na identificação social dos alunos (Valdez, 2011). Por fim, o olhar voltado para o campo da cultura escolar nos aproxima à dinâmica e as condições das escolas de ensino elementar nas vilas e arraiais do Norte de Goiás.
Palavras-chave: Material de expediente; Norte de Goiás; Escola primária; Cultura escolar.
Comentários
Postar um comentário