RESUMO - O DECRETO N° 2.208/1997 E OS LIMITES PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Ana Paula Marinho de Lima*
Francisco das Chagas Silva Souza
*IFRN - E-mail: ninapaula01@hotmail.com
A década de 1990 foi palco de grandes mudanças na educação brasileira, resultantes das transformações sociais, econômicas e educacionais em esfera nacional e internacional. Tais mudanças decorreram da falência do modelo de acumulação fordista/taylorista, seguida da revolução tecnológica, juntamente com a globalização, exigindo um novo perfil de trabalhador, capaz de mostrar soluções para os problemas, polivalente e flexível. Nesse contexto, a Educação Profissional precisava adequar-se às inovações tecnológicas e às demandas do setor produtivo. Assim, no Brasil e em outros países da América Latina, começa a ser implementado um conjunto de reformas para atender às necessidades do mercado, garantindo mão de obra qualificada em um curto espaço de tempo. Dentre a legislação criada pelo Governo Federal encontrava-se o Decreto n° 2.208/1997 que, dentre outras coisas, instituiu a separação entre o ensino técnico e o Ensino Médio. Para orientar a elaboração de um currículo coerente com o que foi prescrito pelo Decreto n° 2.208/1997, foram criadas as Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional de Nível Técnico (DCNEPNT). Entre os princípios norteadores do currículo para a Educação Profissional, encontrava-se o princípio da interdisciplinaridade. Nessa perspectiva, objetivamos analisar as implicações do Decreto n° 2.208/1997 na construção do currículo da Educação Profissional, buscando compreender como a interdisciplinaridade é percebida nesse processo. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com base em autores como: Frigotto (2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007), Cunha (2005). Os resultados nos mostraram que a prática interdisciplinar requer o diálogo constante entre as diferentes e diversas disciplinas, logo, o distanciamento entre o Ensino Médio e o ensino técnico se caracterizou como um obstáculo para o desenvolvimento dessa atitude, tornando-a em uma prática meramente ilustrativa e de compreensão restrita.
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação Profissional. Decreto n° 2.208/1997. Interdisciplinaridade.
Interessante abordagem. Dado o fato de que a pesquisa tem base bibliografica, como avalia a possibilidade de, em uma nova etapa, buscar por práticas interdisciplinares que ocorrem em escolas de ensino técnico integrado ao médio na atualidade? (Carina Martiny)
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