RESUMO - OS DESAFIOS DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE

Marcos César Alves da Mota*
*SEEC-RN - E-mail: marcoschess@bol.com.br

O artigo é resultado de uma pesquisa teórica sobre os novos desafios enfrentados pela escola no processo de ensino-aprendizagem na atual conjuntura contemporânea e objetiva refletir sobre os paradigmas do ensino-aprendizagem na sociedade da informação.  Isto torna-se importante dada a complexidade, quantidade e rapidez das informações advindas das tecnologias das informações e do processo global. Percebe-se que um dos maiores dilemas no processo de ensino-aprendizagem é o acompanhamento da produção de saberes no mundo contemporâneo, de modo que um ensino fragmentado do conhecimento impossibilita o entendimento dos alunos sobre os fenômenos contemporâneos e a ampliação do diálogo entre a escola e a sociedade globalizada. Uma das formas para reverter esse quadro está no campo da construção de um conhecimento contextualizado.  A prática do ensino-aprendizagem precisa estar relacionada com a sociedade atual, não visando um ensino com características centradas apenas para a preparação dos alunos para a aprovação do ENEM e o ingresso no mercado de trabalho. É fundamental pensarmos em um ensino que possa permitir a construção de um conhecimento crítico entre professores e alunos, visando ampliar as possibilidades dos alunos no processo de construção do novas formas de produção do saber e possibilitando o entendimento sobre a sociedade e o mundo em que vive.

Palavras-chave: Educação; Ensino; Contemporaneidade.

Comentários

  1. O processo de aprendizagem escolar é importante, pois proporciona ao estudante desenvolver conhecimento para interpretar o mundo e a si próprio, além de auxiliar o indivíduo a compreender a historicidade da vida social, e buscar alternativas para superar os desafios contemporâneos. Enquanto professores quais metodologias podem melhor ser usadas para construção de novas formas de produção do saber?
    Joelma da Costa Aranha Hortêncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos utilizar metodologias que sejam interessantes e estimulantes no processo da aprendizagem. Com atividade de desafios como: tecnologias, jogos, olimpíadas, representações teatrais, produções de videos, pesquisas de campo e ao mobilizar os alunos, em cada etapa do processo de ensino-aprendizagem.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos