RESUMO - MANOEL DANTAS, FOTÓGRAFO E DIRETOR DE INSTRUÇÃO PÚBLICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM PRETÓRIA

Isabela Cristina Santos de Morais*
Olívia Morais de Medeiros Neta; Renata Luz Passos
*UFRN - E-mail: isabelacristinasm@gmail.com

A historiografia registra atuações de Manoel Gomes de Medeiros Dantas como Diretor de Instrução Pública, advogado, jornalista e destacado intelectual norte-rio-grandense da Primeira República. Há uma lacuna historiográfica sobre as práticas de fotografia deste intelectual. Neste sentido, atenta-se para, no campo de história e imagens, análise de fotografias tiradas por Manoel Dantas na Fazenda Pretória, onde residiu no início do século XX. Constitui-se como fonte um conjunto de 29 fotografias categorizadas por Manoel Dantas como “Pretória” e subcategorizadas por ele em: Exposição de Trabalhos, Passeio Escolar, Meninos na Escola, Meninos na Escola, Exames dos Meninos, Exercícios de Ginástica e O Fufu de Totó. Faz-se uso do entendimento da fotografia como fonte histórica na acepção de Burke (2004) e Mauad (2015). As atividades fotografadas e categorizadas por Manoel Dantas em Pretória exprimem práticas educativas de crianças, mas que remetem a circulação de ideias e ações de Manoel Dantas como homem público que atuava na regulação da Educação, em sociedades científicas nas quais debatia-se sobre ideias educacionais modernas à época, sendo as exposições e os passeios escolares uma dessas práticas vinculadas à modernidade educacional. Pela análise do conjunto documental conclui-se que Manoel Dantas fotógrafo selecionou para análise práticas educativas cujas ideias circulavam em suas ações como homem pública ligado à Diretoria de Instrução Pública do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave: Fotografia; História da Educação; Manoel Dantas. Práticas educativas.

Comentários

  1. É possível identificar relações entre os registros fotográficos do intelectual e as práticas educacionais do período? quais?

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  2. Olá, bom dia! A fotografia é um tipo composição de discurso imagético que não é neutro, que trabalha com representações de ideias, noções acerca de diversas práticas. No caso do trabalho, o Manoel Dantas, possui uma atuação intensa na educação. É possivel perceber a defesa de uma "modernidade educacional" nesse conjunto documental? Se sim, a que se refere essa modernidade educacional?

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