RESUMO - FESTAS ESCOLARES DO GRUPO ESCOLAR SENADOR GUERRA DURANTE A ERA VARGAS (1940-1946)
Janaina Silva de Morais*
Nanael Simão de Araújo; Maria Arisnete Câmara de Morais
*UFRN - E-mail: janinasmorais@gmail.com
Este trabalho apresenta como objeto de estudo as festas escolares realizadas pelo Grupo Escolar Senador Guerra, situado em Caicó/RN, durante o período conhecido na história política brasileira como Era Vargas. A temporalidade focalizada pela nossa pesquisa compreende-se entre os anos de 1940 e 1946, haja vista que a documentação catalogada no acervo documental dessa instituição registra que nessa época foram realizadas festas comemorativas ao Dia da Juventude Brasileira, ao Dia da Criança, ao Dia da Raça e ao Dia do Aniversário do Presidente Getúlio Vargas. A realização de eventos como esses foi orientada e fiscalizada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1939. As fontes documentais utilizadas em nosso estudo compreendem artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos, localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, bem como, documentos escolares como o Livro de Eventos do Grupo Escolar Senador Guerra (1937-1949). Tratando-se de uma investigação de caráter histórico pautada na perspectiva da História Cultural, elencamos autores como Burke (1992), Chartier (1990), Morais (2006) e Souza (1998; 2009) na tentativa de extrair subsídios metodológicos que fundamentem este artigo. Ao pesquisar as festas escolares realizadas pela instituição em análise objetivamos expor a inserção da comunidade escolar do Seridó norte-rio-grandense no contexto político e cultural que caracterizou o Brasil durante a Era Vargas. Em nosso estudo constatamos a importância desses eventos para a formação moral e cívica dos estudantes caicoenses uma vez que ultrapassavam os limites físicos das salas de aulas e se concretizam em espaços públicos como praças e ruas que serviam de palco para a difusão de práticas, normas e valores educacionais.
Palavras-chave: Festas Escolares; Grupo Escolar Senador Guerra; Era Vargas.
Olá, muito rica essa temática, fiquei curiosa para ver as fontes pós devem ter muitos aspectos interessantes !!
ResponderExcluirOlá Janaína,
ResponderExcluirtudo bem?
Na sua pesquisa você pôde identificar, se nesse período, houve alguma aproximação nas festividades escolares do Grupo em estudo com festividades religiosas? Tanto da presença da escola em eventos religiosos como da religião adentrando a escola?
Att.
Oi Paula, bom dia! Tudo bem por aqui. E você, como vai?
ExcluirNos documentos, é possível ver uma aproximação entre a a igreja e o grupo através da presença de padres, que também eram professores, e do bispo de Caicó nas festividades do Grupo Escolar Senador Guerra.