RESUMO - UMA ANÁLISE DO MANUAL DE ARITMÉTICA PROGRESSIVA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO: EM BUSCA DE SABERES GEOMÉTRICOS
Jonatha Silva Rocha*
*UFS - E-mail: jrprofmatematica@hotmail.com
Neste trabalho é exposto os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar historicamente o ensino dos saberes geométricos no manual de Aritmética Progressiva (1951) do autor Antônio Bandeira Trajano. A pesquisa caracteriza-se em uma abordagem teórica qualitativa, que, a partir de pesquisas teóricas, faz uma análise de determinada teoria, sempre utilizando embasamentos teóricos para explicar a pesquisa que está sendo levantada. O estudo bibliográfico, a exemplo deste trabalho, pode ser caracterizado pelo tipo metanálise. Para tanto, realizamos, no primeiro momento a leitura do manual, e em seguida, a construção de quadros onde organizamos os dados encontrados: paginação; saberes geométricos; conteúdo. Assim, a partir da análise realizada foi possível constatar, que os conteúdos de geometria presentes eram: variação geométrica da raiz quadrada; modo geral de extrair a raiz quadrada; cálculos de medidas; ângulos; polígonos; quadriláteros; cálculos de área de figuras planas; quadrado da hipotenusa; teoria do círculo; medição cúbica e volume. Para a abordagem desses conteúdos, identifica-se uma proposta voltada para questionamentos, que estimulavam os alunos a fazer uso de princípios tais como percepção, observação, sentido da visão, classificação e comparação das coisas apresentadas nas imagens. Além disso, verificamos que existem algumas semelhanças entre as Lições de adição escrita, Lições para ensinar a diminuir e Lições para ensinar a dividir presentes nos manuais de Aritmética para o ensino primário do autor Antônio Bandeira Trajano.
Palavras-chave: Antônio Trajano; Manual de Aritmética Progressiva; Saberes Geométricos.
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