RESUMO - HISTÓRIA DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO BRASIL E OS INTERESES POLÍTICOS DA ERA VARGAS (1930-1945): BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Rafaela Caroline Alves dos Santos*
Francinaide de Lima Silva Nascimento
*IFRN - E-mail: rafaellaalves00@hotmail.com

O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção do conhecimento sobre a história da Licenciatura em Geografia no Brasil, que rememora o contexto da década de 1930 aos idos de 1945, momento conhecido na política brasileira como Era Vargas. O decurso apontado anteriormente (1930-1945) demarca avanços na institucionalização dos cursos de superiores em Licenciatura em Geografia no Brasil. O objetivo central é mapear e analisar as produções, dando destaque aos objetivos propostos pelos autores nas teses e dissertações. Para tanto, utilizou-se como fonte de pesquisa a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), inserindo os descritores “história da Geografia” and “história da Licenciatura em Geografia”. Utilizou-se como método de pesquisa o estado do conhecimento. De caráter bibliográfico, este trabalho teve como problemática a seguinte questão de pesquisa: de que forma a contexto político da denominada Era Vargas contribuiu para o avanço dos Cursos Superiores de Licenciatura em Geografia no Brasil? Durante a busca foram encontrados 75 trabalhos acadêmicos, dos quais apenas cinco tinham como objetivo declarado o estudo da história da Licenciatura em Geografia no Brasil. Eles foram produzidos entre os anos 2000 a 2015 e nos serviram como corpus para análise. O estudo revelou que a Era Vargas (1930-1945) foi um momento de relevância para a institucionalização da Geografia enquanto ciência no Brasil, com a criação dos primeiros Cursos Superiores de Licenciatura. No entanto, também este foi marcado por intenso fragmento do conhecimento científico, entre o aspecto físico e humano, tendo reflexo nos currículos dos cursos e na formação de professores. Acerca do período, depreende-se, ainda, que a efervescência política tem implicações na organização científica do campo geográfico.

Palavras-chave: História da Educação; História da Geografia; Cursos Superiores em Geografia; Era Vargas; Produção do conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos