RESUMO - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROFHISTÓRIA EM ARAGUAÍNA-TO (UFT)
Isabella Cristina Aquino Carvalho*
Jocyléia Santana dos Santos
*SEDUC-TO - E-mail: isabellacrisaquinocar@gmail.com
Esta pesquisa investiga a institucionalização do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) em Araguaína-TO. Tendo por objetivo compreender a institucionalização do ProfHistória em Araguaína-TO e as contribuições do ProfHistória na formação do professor de História da educação básica – de acordo com a visão dos professores formadores e egressos do programa (no período de 2014 a 2018). Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, que utilizou a metodologia da História oral, por considerar as narrativas orais como fonte de pesquisa. Assim utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de acesso as narrativas dos professores formadores e egressos. Tendo como referenciais teórico-metodológicos: ALBERTI (2004,2005, 2017), MEIHY (2001,2017), NÓVOA (1992a, 1992b, 1995), FONSECA( 2003, 2006). A pesquisa revelou que a institucionalização do ProfHistória contribuiu para a reorientação no curso de graduação e na pós-graduação em História tornando a formação de professores, ou seja, as licenciaturas e o Ensino de História, objeto de pesquisa a ser estudado e aplicado na Educação Básica. As narrativas ainda demonstraram que a institucionalização do ProfHistória não aconteceu apenas pela política de indução e incentivo da Capes, mas também pelos caminhos e pelo compromisso de formação e aperfeiçoamento profissional que o Colegiado UFT/Araguaína estava construindo formação oferecida no âmbito do ProfHistória- UFT aconteceu a partir do processo reflexivo sobre o Ensino de História que são provocadas pelo contato com novas leituras, com a pesquisa individual e com a dos colegas de sala. As narrativas ainda demonstraram a importância da renovação e da emancipação da visão do professor sobre o fazer docente. Observou-se o alcance satisfatório do principal objetivo do ProfHistória no que se refere a formação continuada, quando o professor nas narrativas assume o processo de mudança provocado pela proposta de formação do ProfHistória na prática e na reflexão sobre as metodologias de ensino
Palavras-chave: Ensino de História; História oral;Formação de professores; História da educação.
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