RESUMO - POLITICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), VOLTADAS PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO: À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - ENTRE 1995-2006

Hélio Teodósio de Melo Filho*
Heriberto Silva Nunes Bezerra
*IFRN - E-mail: heribertobezerra@rn.sesi.org.br

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento e análise bibliográfica dos relatórios de avaliação da SETEC- Secretária de Educação Profissional e Tecnológica e da SECADI- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão apresentadas entre 1995-2006, que enfocaram a Educação Profissional Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena. Com o objetivo de desenvolver um estudo sobre os desafios da gestão de avaliação de politicas públicas para a Educação Profissional no Brasil do século XXI, em especial ligada a Educação nas Escolas Indígenas.  Fundamentamo-nos em trabalhos de Rodrigues (2016), Moll e Silva (2007), Henrique (2006), Minayo (2000), tendo uma abordagem metodológica quali-quantitativa, com base na avaliação dos objetivos das políticas do Projeto Xama e do Projeto Tucum. Assim, como resultados de investigação, consideramos que houve uma diminuição das desigualdades sócio-educacionais dos indígenas em comparação com a população em geral, com exceção da região Centro-Oeste do Pais, e que os Projetos Xamã e Tucum, contribuíram para a melhora da Situação Escolar Indígena. 

Palavras-chave: Educação Indígena; Diversidade; Inclusão; Educação Profissional; Políticas Públicas.

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