RESUMO - O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) COMO OBJETO DE PESQUISA: ANÁLISE E INFERÊNCIAS A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Isabela da Silva Ferreira*
*UFRN - E-mail: isabela.ferreira0805@gmail.com

Trata-se da divulgação de uma pesquisa de mestrado em andamento em História que tem como objeto central as concepções de história construídas pelos alunos no Movimento de Educação de Base (MEB). O movimento foi uma experiência lograda pela Igreja Católica com o decreto 50.370/1961 e que contou com a participação de leigos para a construção de uma educação popular para jovens e adultos nas áreas rurais do Brasil. Neste momento, objetiva-se analisar os trabalhos acadêmico-científicos e demais tipos de publicações que tem em comum o MEB como objeto de pesquisa. Foi realizado um levantamento bibliográfico nos repositórios institucionais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico. A partir desta consulta foram construídas tabelas de análise para categorizar e realizar inferências sobre as informações apresentadas pelas pesquisas. Os trabalhos desenvolvidos analisando a experiência são em sua quase totalidade desenvolvidas no espaço acadêmico com a publicação de artigos, dissertações e teses, principalmente na área de Educação, seguidos da área de História. A região Nordeste e a década de 1960 são os recortes espaciais e temporais respectivamente mais estudados. As pesquisas tem, em sua maioria, o objetivo de analisar a proposta didático-pedagógica do MEB e reconstruir a memória de escolas locais. Os autores mais referenciados desses estudos são acadêmicos que participaram do movimento ainda no seu início e que posteriormente construíram pesquisas científicas analisando o significado desta experiência. Conclui-se que os estudos nesta área possuem uma avaliação positiva acerca do trabalho desenvolvido pelo MEB, consideração construída já a partir das primeiras pesquisas realizadas pelos pesquisadores que vivenciaram a época e que hoje se tornaram referenciais sobre o objeto. Além disso, infere-se como ainda não foram realizados estudos sobre os usos do passado feito pelo movimento em sua proposta pedagógica. Por fim, apesar de uma produção já consolidada analisando o movimento, é perceptível como ainda pode-se seguir diferentes problemáticas e novas possibilidades de investigação sobre o MEB.

Palavras-chave: Levantamento Bibliográfico. Movimento de Educação de Base. MEB. Usos do passado.

Comentários

  1. Olá, Isabela ! Após esse levantamento quais lacunas conseguiu perceber em relação as pesquisas sobre o MEB?

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    1. Maria Luiza Dantas Lins

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    2. Isabela da Silva Ferreira25/08/2020, 22:32

      Oi Maria! Acredito que as principais lacunas são:

      1- O recorte temporal sobre o MEB: a maioria das pesquisas se centram entre 1961-1964, período que a bibliografia que inicia os estudos do movimento se concentra e que os trabalhos seguintes perpetuaram. A iniciativa acontece até hoje, mas poucos trabalhos tem como opção um recorte fora deste mais consolidado.
      2 - Os sujeitos estudados: acredito que ainda temos que avançar sobre como a experiência do movimento é percebida pelos educandos. Muitas pesquisas partem do movimento para os camponeses, explicando como o MEB funcionava em determinado localidade. Podemos pensar uma relação dos camponeses para com o movimento.
      3 - A história e outras ciências no processo de ensino-aprendizagem: esta é uma lacuna que se relaciona com a minha problemática de pesquisa. Como a história é percebida pelos educandos do MEB? Como se dá a aprendizagem dos conteúdos e como isso interfere na realidade? Acredito que estudar esses pontos contribuem na compreensão do processo de forma mais qualificada do que apenas apontarmos que a alfabetização é uma instrumentalização importante para os trabalhadores rurais.

      Estas foram questões que me chamaram mais atenção por estar fazendo o levantamento tendo como norte como estas pesquisas dialogam com o meu problema.

      Espero que tenha conseguido responder a questão, obrigada!

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    3. Nossa tem muita coisa pela frente, parabéns pelo seu trabalho! Espero ver mais de sua pesquisa em outros momentos.

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  2. Bom dia, Isabela! Quais as novas possibilidades de investigação foram encontradas em sua pesquisa referente ao MEB?

    Maria Dolores de Araújo Vicente

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    1. Isabela da Silva Ferreira25/08/2020, 22:52

      Olá, Maria! Uma das tabelas de análise que construí foi categorizando as problemáticas destas pesquisas. Elas aparecem mais enquanto: análise da proposta didático-pedagógica (41), reconstrução de experiências locais (20), análise sobre a mobilização popular (7), análise da relação Igreja e MEB (6), análise da ferramenta do rádio (6), espaço e cultura dos educandos (3). Dessa forma, acredito que estes eixos que possuem menos pesquisas possam gerar novas problemáticas para construirmos novos estudos.

      Além disso, acredito que as lacunas já apresentadas na questão que respondi anterior também possam gerar novas investigações. Por exemplo: como as ciências que não se constituíram enquanto disciplinas educativas no MEB (que eram a alfabetização matemática e portuguesa) também aparecem nos materiais pedagógicos do movimento? Como estas foram apropriadas pelos educandos? Como a experiência do espaço dos educandos também contribuiu na organização da proposta do MEB? Construir nossos estudos dando ênfase nos sujeitos educandos pode nos ajudar a pensar sobre os próprios desafios educacionais postos no nosso presente.

      Espero que tenha contribuído com a sua dúvida, obrigada!

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  3. Olá, Isabela. Parabéns pelo objeto de estudo. Você chegou a ver sobre o MEB ser mencionado em jornais da época? Se sim, como você analisa, mesmo que inicialmente, as falas sobre tal movimento? Se não, é uma possibilidade de fonte?

    Benigna Ingred Aurelia Bezerril

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    1. Isabela da Silva Ferreira25/08/2020, 23:31

      Oi, Ingred! Obrigada! Eu não cheguei a olhar periódicos da época falando sobre o movimento. Acredito que estas não serão minhas fontes centrais, estas serão as cartas escritas pelos educandos e que eram enviadas as equipes locais e os materiais pedagógicos do MEB. No entanto, acredito que o uso de jornais para auxiliar na parte respectiva a contextualização do objeto e do período a ser estudado pode ser proveitoso!

      Obrigada pela contribuição!

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