RESUMO - LEGITIMAÇÃO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAL: ATORES, AUTORES E IDEIAS (1924-1928)
Rosângela Maria Araújo da Silva*
Marliane Porfirio da Silva; Sara Raphaela Machado de Amorim
*UERN - E-mail: rosa_araujo2012@hotmail.com
Este estudo tem por objetivo compreender a relação entre os sujeitos e a ocupação de espaços que os legitimaram na produção de documentos reguladores da educação do estado. As relações entre o campo político e educacional configuram-se como um aspecto essencial para a construção de uma nova matriz educacional no Rio Grande do Norte. No final do século XIX e início do século XX, o estado norte-rio-grandense viveu um período caracterizado por fortes mudanças na educação. Entre os anos de 1924 a 1928 respectivamente no governo de José Augusto Bezerra de Medeiros, as pautas sobre educação e saúde permeavam os discursos sobre possíveis avanços e melhorias. Neste mesmo período foi criado o Departamento de Educação, órgão responsável pela reorganização do ensino norte-rio-grandense, sob direção do educador Nestor dos Santos Lima, que, de posse deste cargo, tornou-se produtor de uma variedade de documentos que regulariam a educação estadual. Para desenvolvermos a referida análise, dialogamos com autores como Sirinelli (1996), Bourdieu (2006) e Amorim (2017), que nos auxiliam nos aspectos que correspondem à formação intelectual dos sujeitos, bem como suas trajetórias em espaços que contribuíram para que se tornassem legitimados à escrita das ideias modificaram a educação local. A análise documental dá-se por meio do entrecruzamento de fontes como o jornal A República (1923-1924) e os relatórios de viagens Melhoramentos técnicos do ensino primário e normal (1913) e Da organização do ensino normal profissional e primário no Sul do Rio da Prata (1923), que subsidiaram a investigação de aspectos referentes à organização da educação no Rio Grande do Norte. Nestes materiais destacam-se as relações estabelecidas entre Nestor dos Santos do Lima e algumas figuras políticas, bem como as suas observações descritas nos relatórios comissionados. Desse modo, consideramos que o trabalho contribui para entendermos como se deu a elaboração de um projeto educacional que visava uma série de mudanças durante a gestão José Augusto Bezerra de Medeiros, idealizadas por Nestor dos Santos Lima nas décadas iniciais do século XX.
Palavras-chave: História da Educação; Intelectuais; Documentação Educacional.
Olá, Rosângela, Marliane e Sara, quais as principais mudanças que podem ser detectadas na elaboração desse novo projeto educacional na administração de José Augusto quando da análise das fontes citadas, para o Rio Grande do Norte, na temporalidade referida?
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirGostaria de saber se é possível identificar a corrente teórica utilizadas na elaboração desse projeto e quais os principais conceitos empregados no tocante a perspectiva de ensino dentro deste recorte temporal?
Att.
Jessica Caroline de Oliveira