RESUMO - O RIO GRANDE DO NORTE NA II GUERRA MUNDIAL: UM ESTUDO COMPARADO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD 2018

Maria Luiza Pérola Dantas Barros*
*UFS - E-mail: malupedanbar@gmail.com

O livro didático ainda é de uma das ferramentas de suma importância no espaço escolar brasileiro, sendo por vezes, em virtude das limitações já conhecidas, o único recurso utilizado por professores da rede pública do país em sala de aula. Ele também é uma das muitas formas possíveis de estudarmos a História da Educação, e como ela pode ser influenciada pelos aspectos sócio-político-econômicos (BOTO, 1996; HILSDORF, 2006), tendo em vista o milionário (e lucrativo) mercado cultural existente no processo de compra e distribuição de livros didáticos no país, por exemplo. Mediante o exposto, o presente trabalho objetiva apresentar os resultados de uma investigação inicial, em torno da maneira como a importância do nordeste brasileiro (PEDREIRA, 2019), em especial do Rio Grande do Norte (CORDEIRO, 2019), no que se refere à participação do país na II Guerra Mundial (1939-1945), se encontra representada (CHARTIER, 1988) nas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, para o componente curricular História, destinadas aos alunos e professores do ensino médio das escolas públicas brasileiras, cujo uso ainda está em vigor. Os livros didáticos utilizados nesta investigação foram os manuais do professor, por possibilitarem uma visão mais completa de cada obra. A partir disto, a metodologia utilizada foi a História Comparada (KOCKA, 2003; BARROS, 2007), tendo em vista fornecer condições para uma observação mais sistematizada do objeto em questão, no que se refere as semelhanças e, principalmente, as diferenças existentes nas referidas coleções, sujeitas, por sua vez, a um mesmo edital. Diante da conhecida relevância da cidade de Natal no contexto da guerra, e tendo em vista entender se e como isto aparece nos livros didáticos em questão, para o presente trabalho foram consideradas as coleções adotadas pelas instituições de ensino, tanto da esfera estadual quanto federal, na referida cidade. Como resultados e conclusões deste levantamento inicial pode-se dizer que: apesar do litoral do nordeste brasileiro ter sido palco do conflito, tendo em vista os torpedeamentos aos navios mercantes em 1942, deixando um saldo de mais de 600 mortes; apesar das capitais do nordeste terem, direta ou indiretamente, se envolvido no conflito, quer sofrendo alterações em seu cotidiano, quer enviando tropas, ou mesmo sediando bases norte-americanas, como foi o caso de Natal, é possível concluir que no lucrativo mercado editorial que envolve o livros didáticos do PNLD 2018, parece não haver espaço para uma representação do impacto do conflito no país que apresente a relevante participação do nordeste em linhas gerais, e do Rio Grande do Norte especificamente, na II Guerra Mundial.


Palavras-chave: Livro didático; PNLD 2018; Rio Grande do Norte.

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