RESUMO - A OFERTA DA EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NOS IMPRESSOS SERGIPANOS – IMPÉRIO E REPÚBLICA.

Maria José Tôrres Lima*
Silvana Aparecida Bretas
*UFS - E-mail: biamaria25.mt@gmail.com

O presente trabalho situa-se no campo da História da Educação e tem por objetivo analisar a oferta de ensino anunciada por professores e professoras nos jornais do estado de Sergipe. A princípio, essa modalidade de educação pode ser definida por se realizar no interior da casa do mestre ou da família do estudante, cujo professor, preceptor ou explicador oferecem seu serviço de ensinar a quem dispuser de proventos para adquiri-lo. O marco temporal estabelecido neste estudo foi de 1880 a 1930. Entendemos que a partir da metade do Império até as primeiras décadas do período Republicano, o Brasil contava com frágeis iniciativas públicas de implantação de política educacional escolar e, consequentemente, com poucas instituições para atender a população de crianças e jovens que demandavam bancos escolares para a sua formação.   Os ofertantes do serviço educacional conhecido como educação doméstica ou da casa, compuseram importante papel na aprendizagem de meninos e meninas sergipanos. Os professores/mestres, costumavam designar as disciplinas a serem lecionadas, ou se fosse o caso, mencionavam o ensino da instrução primária. A maioria discorria sobre seus louros, especialidades, experiências e, quase sempre, acerca da formação moral que possuía, questão principal a ser analisada pelos contratantes. Na tarefa de remontar os indícios desse traquejo, a metodologia contou com a análise de um acervo jornalístico disponível no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE e de uma bibliografia composta por autores do campo da História da Educação. O resultado obtido ao longo desta pesquisa, nos levou a perceber que a fragilidade e os ensaios de instalação da ordem educativa pública estatal apresentada em Sergipe mantiveram e deram sobrevida à modalidade de educação realizada no espaço privado da casa. Os anúncios encontrados nos jornais dos séculos XIX e XX, ponto chave dessa dissertação, nos fez não somente ter a certeza do conhecimento e reconhecimento da população sergipana pela educação doméstica, como também, através deles foi possível identificar as similaridades e diferenças entre os tipos de instrução utilizados pela sociedade de uma época para educar-se. Foi justamente através das ofertas que, pudemos determinar as características, distinguir e analisar o contorno em que o ensino era praticado, bem como quem eram seus agentes, a quem destinava-se, e até em que contexto social e econômico estava inserida. Tudo através dos simples “ofereço-me”, que estampavam as seções dos anúncios em jornais.


Palavras-chave: Educação doméstica; ensino; jornais; oferta.

Comentários

  1. Entre esses anúncios em jornais você identificou se eram mais de professores ou professoras?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde e parabéns pelo trabalho!
    Gostei da temática e me interessa ler o seu trabalho. Você já defendeu sua dissertação? Se sim, gostaria de ler, se possível. Se não, poderia me indicar algum texto teu?
    e-mail: vitoriaddesouza@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos