RESUMO - REFLEXOS DAS MEMÓRIAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO ACAMPAMENTO CHESF (1949-1985)
Laíse Soares Lima*
Silvana Aparecida Bretas
*UFS - E-mail: laisesoareslima@hotmail.com
O advento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF com o propósito de exploração do rio e produção de energia hidrelétrica para o Nordeste brasileiro, impulsionou um projeto de modernização na cidade de Paulo Afonso - BA, pautado na edificação de um núcleo urbano, com ênfase no desenvolvimento de modos civilizatórios mediante ações das instituições escolares. Por esse viés, o presente estudo versa acerca do cotidiano da escola infantil Chesfiana, a fim de analisar como se configurou a educação das crianças no Sertão do São Francisco a partir dos sentimentos memorialísticos narrados por professores do Acampamento Chesf no período de 1949 a 1985. Busca especificamente, identificar os planejamentos e ações empreendidas pelos professores; reconhecer os objetivos das instituições educacionais de ensino para as crianças; explanar o movimento das relações entre as crianças e os professores; e enunciar as mediações políticas, culturais e sociais imersas nas experiências infantis. O estudo situa-se no campo da História da Educação, com base no enfoque metodológico da História Oral, tendo como fontes as fotografias, Decretos, relatórios e, em especial, as memórias das professoras Chesfianas. Os resultados preliminares evidenciam memórias permeadas de significados que possibilitam reconstituir o passado dos trabalhos educacionais realizados com as crianças nas escolas, a partir de um projeto disciplinador que conduz as experiências infantis no âmago de uma cidade em edificação.
Palavras-chave: CHESF; Cotidiano escolar; Educação de Crianças; Memórias.
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