RESUMO - AS SALAS MULTISSERIADAS COM ÊNFASE NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Bárbara Fernandes Costa*
Liliane dos Santos Gutierre
*UFRN - E-mail: barbarafecosta@yahoo.com.br

O trabalho aqui apresentado está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Uma Sala Multisseriada pode ser definida por salas que compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimento (MEDEIROS, 2010), isto é, reúnem estudantes de várias séries e níveis em uma mesma turma, com apenas um professor responsável pela condução do trabalho pedagógico (HAGE, 2014), tendo como característica principal a diversidade. Nossa temática está sendo norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte? Temos como objetivo geral mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN, e, como objetivos específicos, dar visibilidade as Salas dessa natureza, problematizar esse ensino, e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor as fontes de dados que foram analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observações. Como resultados parciais, podemos apontar indícios de que os professores têm dificuldade em ensinar Matemática em uma Sala Multisseriada, por conta da diversidade da turma. Em contrapartida, outros professores já acham mais fácil ensinar Matemática em Salas Multisseriadas, do que outras disciplinas, pois usam o cotidiano como referência para o ensino da disciplina. Salientamos que estamos com a pesquisa em andamento e que os dados estão sendo analisados de modo a nos ajudar a compor o cenário de como esse ensino é realizado nas Salas Multisseriadas em nosso estado.

Palavras-chave: Salas Multisseriadas; Ensino de Matemática; Rio Grande do Norte; Livro Iconográfico.

Comentários

  1. Prezadas Bárbara e Liliane,
    Satisfação em conhecer a pesquisa que desenvolvem sobre salas multisseriadas, em particular no ensino da matemática. Essas salas multisseriadas ainda existem atualmente na educação do Rio Grande do Norte? Se sim, em que níveis de educação e onde elas estão situadas? Proporcionalmente, qual o quantitativo que representam em relação a escolas seriadas? Agradeço se puder responder. Pesquiso escolas rurais multisseriadas na região noroeste do Estado do Paraná.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, que bom que temos interesse e pesquisa em comum. No Rio Grande do Norte, existiam 1.181, salas dessa natureza no ano de 2018, de acordo com os dados da Equipe Auxiliar de Estatísticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (EAEE/SEEC – RN). A proporção entre as salas multisseriadas e seriadas, vou ficar te devendo, mas é um bom parâmetro para enriquecer a pesquisa, eu não tinha pensado em fazer essa comparação. Essas salas estão comumente ligadas às escolas de zonas do campo e estão situadas em todo o estado, inclusive em áreas geograficamente perto da capital Natal, cidades vizinhas como Macaíba, Ceará Mirim e Nísia Floresta, todas elas possuem Salas Multisseriadas. Podemos manter contato por e-mail! Trocar experiências em nossas pesquisas sempre é enriquecedor! Grata pela interação, Bárbara

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos