RESUMO - “INFRATORES DA DISCIPLINA ESCOLAR”: CASOS DE RESISTÊNCIAS E SILENCIAMENTOS NO GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO
Iury Gabriel Amorim de Araújo*
Azemar dos Santos Soares Júnior
*UFRN - E-mail: iurygabriel@ufrn.edu.br
Os Grupos Escolares foram concebidos e divulgados pelo Estado, principalmente durante a Primeira República, sob um discurso que os consideravam enquanto centros de excelência educacional disciplinar. Em virtude disso, repercutiam interpretações quanto a estes espaços como lugares de obediência e de sucesso das práticas escolares preconizadas na legislação da época. Neste trabalho, tomamos por objetivo identificar e analisar ocorrências de “indisciplina” no Grupo Escolar Felippe Camarão, localizado no município de Ceará-Mirim, no estado do Rio Grande do Norte como lócus de investigação na década de 1920. Procuramos nos vestígios encontrados sobre aquela escola indícios de atitudes que, no discurso educacional da época, soariam como indisciplina, insubordinação, motivo de punição. Tais situações muitas vezes foram silenciadas nos registros escolares, provavelmente para não transparecer a possível ineficiência do estabelecimento de ensino. Assim, foi importante ressignificar o discurso empreendido pelas autoridades escolares em relação ao que denominavam de comportamento indisciplinar. Para tanto, nos apropriamos do conceito de tática preconizada por de Michel de Certeau (2008) e na compreensão de disciplina empreendido por Michel Foucault (2014). Nesse sentido, rastreei então a existência de táticas de resistência no cotidiano dos docentes a partir de documentos escritos no Grupo Escolar Felippe Camarão. Metodologicamente, problematizamos os registros relativos contidos no Livro de entrada e saída de papéis da instituição. No recorte em tela, a instituição estudada também notariou de forma mais explícita ocorrências de conflitos escolares, que em registros anteriores não foram identificadas de forma tão nítida. Com isso, foi possível tecer histórias de conflitos escolares envolvendo professores, alunos, diretores e porteiros-zeladores, que demonstram como o cotidiano escolar fugia à regra do pleno exercício da docilidade e subordinação.
Palavras-chave: Disciplina; Tática; Grupo Escolar Felippe Camarão.
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