RESUMO - MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/ MEC

Ingrid Daniela Fernandes da Silva (URFN); Rafael Duarte Falcão (UFRN)*
Olivia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: idanielafs@gmail.com

O propósito desta pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, é apresentar e discutir as principais características da produção do conhecimento sobre o Movimento de Educação de Base (MEB) presentes no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o objetivo deste programa de educação de base foi o de alfabetizar jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas no período de 1961 a 1966. Em conformidade com Romanowski e Ens (2006), entendemos que a pesquisa do tipo produção do conhecimento não se restringe, simplesmente, a identificar a produção sobre uma temática, mas analisá-la, categorizá-la e revelar os seus múltiplos aspectos panoramicamente. Sendo assim, organizamos uma busca avançada da produção de conhecimento sobre o MEB no Portal de Periódicos CAPES/MEC, sem filtro temporal, empregando, entre aspas, o descritor “movimento de educação de base”. Obtivemos nesta busca 35 produções que, após leitura dos títulos, resumos e palavras-chave selecionamos para análise 12 artigos. Para a exclusão, consideramos o critério de não vinculação temática e produções repetidas. Portanto, estabelecemos 6 categorias de análise temática, a saber: MEB e ação católica; MEB e Cultura Popular; MEB e Mundo Rural; História e Funcionamento do MEB; MEB e Produção do Conhecimento; MEB e Políticas Públicas. Concluímos que a produção do conhecimento sobre o MEB no Portal da Capes caracteriza-se por publicações em formato de artigos, entre os anos de 1997 à 2019. Consideramos a eficácia desta pesquisa, a qual foi possível a identificação e mapeamento das publicações, em torno do Movimento de Educação de Base como experiência de transformação social no que diz respeito à  alfabetização e educação da população das áreas subdesenvolvidas do norte, nordeste e centro-oeste do país, por meio de escolas radiofônicas no Brasil, promovendo a valorização do homem e da comunidade.

Palavras-chave: Movimento de Educação de Base;  Escolas Radiofônicas; Produção do Conhecimento, Portal da Capes.

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