RESUMO - TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS DA EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Willames Nunes da Silva*
*UNEAL - E-mail: willamesn26@gmail.com

A educação é objeto de estudo e de diversas teorizações no meio acadêmico-pedagógico, entretanto, dentre elas, uma chama atenção por tratar a educação, diferentemente das outras, não como um antítipo do sistema social, isto é, não necessariamente como o agente transformador das desigualdades sociais, mas sim como o reprodutor delas. Assim, a chamada teoria reprodutivista, ou crítico-reprodutivista, é desenvolvida a partir da conscientização do papel social da educação dentro da sociedade, em especial para as classes menos favorecidas. Dessa maneira, esse estudo tem por objetivo analisar a teoria reprodutivista e compreender como a atuação da mesma contribui para a defasagem no ensino de História, principalmente nas classes baixas, visto que a mesma consiste em uma disciplina essencialmente crítica. Justificando-se social, político e academicamente, a realização desse estudo contribui para a formação crítica de um professor de história consciente dos potenciais reprodutivista da educação e do ensino tradicional de temas históricos e, consequentemente, atente-se para a descontinuação da reprodução do status quo no sistema educacional e na formação crítica dos alunos de História. Para o desenvolvimento do estudo presente, bem como sua construção teórico-científica, foram selecionados uma série de autores que contribuem e discutem o tema em questão, entre eles estão Brandão (1981), Arranha (1996), Bourdieu (1970), Passeron (1970), Freire (1970), entre outros devidamente referenciados.

Palavras-chave: Sociologia da educação; Filosofia da educação; Pedagogia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos