RESUMO - HISTÓRIA (AS) DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Julie Idália Araujo Macêdo*
Fredy Enrique González
*UFRN - E-mail: juliidalia@yahoo.com.br
As políticas de expansão da educação superior no Brasil, implementadas a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) levaram à criação dos Bacharelados Interdisciplinares. Neste contexto, a presente investigação analisa aspectos históricos, políticos e sociais que contribuíram tanto para criação quanto para a consolidação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O aspecto diferencial da proposta da UFRN para o REUNI foi o modelo de formação em regime de ciclos proposto pelo Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). Para a realização do estudo, foi desenvolvida uma pesquisa documental (SÁ-SILVA, ALMEIDA; GUINDANI, 2009) realizando uma revisão bibliográfica sobre a história da educação brasileira em Ribeiro (2003), Sguissardi (2005), Cunha (2000), Romanelli (2005), Fávero (2006), Ghiraldelli jr (2006), além disso, foram analisados alguns documentos do Ministério da Educação e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Constatou-se, assim, através da análise historiográfica (MARTINS, 2019) empreendida, que diante dos desafios impostos à universidade que guarda em si, por um lado, a marca histórica da exclusão e elitização do ensino e do outro lado vive anseios sociais pela sua democratização; o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais contribuiu para a ampliação do acesso de uma parcela significativa da população brasileira ao ensino superior. O Bacharelado em Ciência e Tecnologia carrega em sua essência a inovação da estrutura curricular, própria de um Bacharelado Interdisciplinar que é pensado para permitir aos discentes a flexibilidade e a autonomia na realização das escolhas em suas trajetórias formativas, baseando-se na premissa da interdisciplinaridade e o diálogo entre as áreas de conhecimento. Portanto, em seus pouco mais de 10 anos de existência, o curso ainda não seja suficientemente bem conhecido pela sociedade brasileira, recebeu ingressantes que jamais imaginariam ter acesso a Universidade pública, ao mesmo tempo que encontrar-se em processo de reconhecimento pelo mercado de trabalho que não conhece bem as habilidades e competências do Bacharel em Ciências em Tecnologia.
Palavras-chave: História da Educação; Ensino Superior; Bacharelado em Ciência e Tecnologia; Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
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