RESUMO - PROTÓTIPO DE SOFTWARE EDUCATIVO “ROTA DA MEMÓRIA” - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Graciene Reis de Sousa*
Jocyléia Santana dos Santos
*UFT - E-mail: graciene.sousa@ifto.edu.br

A presente pesquisa aborda a aplicação do protótipo de software educativo “Rota da Memória”, como ferramenta didático pedagógica e como metodologia colaborativa de pesquisa orientada pelo uso das tecnologias digitais móveis. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar um protótipo de software educativo para dispositivos móveis (smartphones) na disciplina de História. Para tanto, refletiu-se sobre o uso de Tecnologias na Educação, e como os recursos tecnológicos podem contribuir para a aprendizagem histórica dos alunos que a utilizam. A investigação ocorreu através de uma pesquisa de campo de natureza descritiva-exploratória embasada na História Oral, com três professores-desenvolvedores de softwares, com um Professor de História e sete alunos da segunda série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, Campus Dianópolis. A pesquisa constituiu-se por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas baseando-se na metodologia de História Oral de tipologia Temática, consistindo em análises das narrativas orais com os professores-desenvolvedores de softwares acerca de como se desenvolve e elabora um software educativo, e a avaliação de um professor de História e os alunos da segunda série do Ensino Médio, sobre a funcionalidade de um protótipo de software educativo como ferramenta didático pedagógica no ensino de História. Os resultados obtidos indicam que existem algumas limitações relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais quanto ao espaço escolar, porém o uso do protótipo “Rota da Memória” aplicada ao ensino de História, pode favorecer a aprendizagem colaborativa e despertar a construção de uma consciência histórica por meio das narrativas digitais entre os alunos, e facilitar o acesso a fontes diversas por meio da pesquisa orientada pelo professor.

Palavras-chave: Ensino de História. Tecnologias móveis. Protótipo de software educativo. História Oral Temática.

Comentários

  1. O software poderia ser uma ferramenta para auxiliar no ensino EAD nesse período que estamos vivendo?

    - Ana liziane

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, achei a iniciativa do software bastante interessante, e fiquei muito curiosa quanto a alguns pontos. Em primeiro lugar, como foi desenvolvido? Houve contato com outras áreas de conhecimento? Em segundo lugar, gostaria que vocês falassem mais sobre o mesmo, quais são suas implicações? Qual o objetivo? Como funciona?
    Krishna Luchetti

    ResponderExcluir
  3. Graciene e Jocyléia, o trabalho de vocês possibilita pensar sobre a atualidade do processo de pandemia, de como a tecnologia passou a ocupar um papel importante no centro dos processos de ensino e educação. Mas, mesmo antes a linguagem tecnológica para o ensino e o desenvolvimento de softwares para o processo ensino aprendizagem já se constituia em uma demanda importante. A pergunta: quais os limites relacionados ao uso pedagógico das tecnologias em sala de aula?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Muito interessante, poderia dizer como funciona o software Rotas p Memória? Fiquei com dúvidas, neles é disponibilizado qual conteúdo e de que forma?

    ResponderExcluir
  5. Felipe de Aguiar Almeida26/08/2020, 16:45

    Boa tarde! Houve dificuldade em disponibilizar esse aplicativo para download?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos