RESUMO - NAS PÁGINAS DE “O LEGENDÁRIO”: A DOCÊNCIA FEMININA E O COTIDIANO ESCOLAR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Pâmela Pereira de Pinho*
*IFRS - E-mail: pinho.pamela@gmail.com

O presente trabalho se propôs investigar a representação da docência feminina e do cotidiano escolar na primeira metade do XX, na pequena vila de Conceição do Arroio, interior do estado do Rio Grande do Sul, a partir das notícias veiculadas no jornal de circulação local “O Legendário”, entre os anos de 1930 e 1932. Pensando à docência como um espaço de relativa autonomia das mulheres no mundo do trabalho, nosso objetivo foi compreender como as professoras do Colégio Elementar da vila foram representadas nas páginas do semanal “O Legendário”, tendo em vista, a vinculação do jornal que dizia-se um órgão do Partido Republicano Rio-grandense ao projeto educacional do partido. Assim, o tratamento com as fontes exigiu que a organização do corpus documental fosse realizada através do método indiciário, de modo que a leitura e categorização das notícias foram fundamentais para nossa análise. A partir da leitura das notícias observamos que as atividades desenvolvidas no Colégio Elementar durante o ano letivo, bem como, a participação e o envolvimento de seu grupo de professoras, despertava interesse aos moradores da vila. Observa-se também o discurso educacional que vigorava nas primeiras décadas da República. Entre as tantas publicações, a lista alunas e alunos que eram aprovados para o ano seguinte, as atividades culturais promovidas pelo colégio, as premiações e distinções concedidas as alunas e alunos e também às professoras nos permitem indicar que o papel da escola e da docência extrapolava os muros do colégio. Por fim, o que se destaca é que em contextos locais, como no interior do estado do Rio Grande do Sul, as professoras são retratadas como incansáveis no desempenho de suas atividades e distintas das outras mulheres por serem tituladas e estarem na esfera pública do trabalho, o que tornava à docência uma profissão permitida e, inclusive, desejável às mulheres.

Palavras-chave: docência feminina; imprensa; representação; cotidiano escolar.

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