RESUMO - NESTOR LIMA E A INSTITUIÇÃO DO DIA DO PROFESSOR NO BRASIL

Lígia Silva Pessoa*
Olívia Morais de Medeiros Neta
*UFRN - E-mail: ligiapessoa123@gmail.com

Neste artigo, busca-se analisar as contribuições de Nestor Lima para instituição do dia do professor no Brasil. Nestor Lima foi Diretor do Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte entre 1924 e 1929; Secretário Geral do Estado em 1930 e  presidiu o Conselho Penitenciário de 1933 a 1959; Procurador Geral do Estado em 1943 e presidiu o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte a partir de 1910, ficando 32 anos neste cargo. O intelectual também desempenhou outros inúmeros cargos públicos e foi representante do estado em eventos nacionais e internacionais. A partir da obra “Um século de ensino primário”, Nestor Lima registrou as discussões e organização para celebração do centenário da lei imperial 15 de outubro 1827, colocando-se como agente à indicação da data comemorativa. Assim, por meio de fontes como o livro “Um século de ensino primário”, jornais, leis e anais de congressos em acervos público, digitais e físicos na interface com o método indiciário de Ginzburg (1990) e o entendimento de Sirinelli (2003) sobre intelectuais e sociabilidades concluímos que Nestor Lima se reconhece como sujeito responsável sobre a indicação da data à celebração do dia do professor mediante rede de sociabilidades com presidentes de Estados e Diretores de Instrução Pública dos Estados do Paraná, Paraiba, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Foi constatado, que apesar do movimento em prol da instituição do dia do professor ter iniciado por volta de 1923, Nestor Lima foi o único personagem citado em jornais de outros Estados brasileiros como intelectual que sugeriu e mobilizou, por meio do seu engajamento, a criação do dia 15 de outubro em homenagem ao dia do professor.

Palavras-chave: Dia do professor. Intelectuais. Celebração. História da educação.

Comentários

  1. Quais os indícios encontrados de que a articulação para a celebração do dia dos professores iniciou em 1923?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Agradeço pela leitura, reflexão e questionamento.
      De acordo com o filtro do período selecionado no site da Hemeroteca Digital, 1920 a 1929 que é também o recorte temporal deste estudo, as primeiras notícias relacionadas a comemoração do "Dia do professor" surge no ano de 1923. De forma mais precisa, algumas notícias publicadas no Jornal do Brasil sobre a Liga de Professores, pontua os assuntos discutidos em reuniões, entre as pautas, a iniciativa de se comemorar o "dia do professor", e neste espaço onde acontece as reuniões, todos aprovam proposta. Um sútil passo a uma longa trajetória.

      Link do Jornal:

      http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=030015_04&PagFis=26863&Pesq=%22dia%20do%20professor%22

      Excluir
  2. Ligia e Olivia, no caminho para compreender como Nestor Lima foi um dos que estableceram o dia 15 de outubro como de homenagem ao professor, a pesquisa mostra os cargos ocupados pelo personagem, as pontes estabelecidas entre os diretores de intrução pública, as redes de sociabilidades estabelecidas por Lima, traçando dessa maneira sua trajetória histórica enquanto intelectual e seus caminhos na história do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Por meio deste trabalho reafirmamos o engajamento deste intelectual de tanto prestígio que foi o Nestor Lima. Um norte-rio-grandense citado em Jornais de outras regiões
      (sul e sudeste) como personalidade que pensou e se mobilizou afim de tornar o 15 de outubro dia de homenagem a uma classe tão importante para o nosso país. Devemos nos orgulhar!

      Excluir
    2. Agradeço a leitura, reflexão e comentário!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos