RESUMO - AS PROPOSTAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NEOLIBERAL

Marcos César Alves da Mota*
*SME - Mossoró - E-mail: marcoschess@bol.com.br

O artigo é resultado de uma pesquisa teórica acerca dos impactos das reformas nas políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Nesse contexto, a educação sofre alteração com os impactos das propostas neoliberais na educação, a partir das reformas educacionais implementadas desde do final dos anos 2000. Neste sentido, intencionamos apresentar as características do neoliberalismo e a situação da escola e do professor na realidade capitalista da globalização. Esta realidade se objetiva nas formulações das políticas educacionais, através de programa curriculares “inovadores”, novas disciplinas, sistematização das aulas e um sistema de avaliações em todos os níveis educacionais, reafirmando os mecanismos meritocráticos do sistema neoliberal. Constrói-se, portanto, nesse cenário, uma perspectiva educacional voltada para o desenvolvimento das capacidades individuais dos alunos, com ênfase no atendimento às demandas do mercado de trabalho. Estes elementos tem se tornado uma ferramenta indispensável para legitimar e reproduzir um a ideologia do capital ao estabelecer estruturas do modelo da educação privada para a educação pública.

Palavras-chave: Educação; Ensino; Neoliberalismo.

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