RESUMO - GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XX
Marecilda Bezerra de Araújo*
Crislane Barbosa de Azevedo
*UFRN - E-mail: marecilde@hotmail.com
A referida pesquisa de tese através do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED pela UFRN na linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos, busca analisar as práticas pedagógicas do Grupo Escolar Barão do Rio Branco no município de Parelhas-RN no período de 1919-1945. O recorte temporal se justifica pela criação do referido Grupo, Decreto nº 87 de 13 de janeiro de 1919 e a data final período considerado o fim da Era Vargas no Brasil o qual se insere a criação do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Com o objetivo de pesquisar as práticas pedagógicas de uma escola que ultrapassa as transformações da escola das primeiras letras, Grupo Escolar, Escola Estadual em cem anos de existência, persistindo em ser referência na educação local, elegemos a seguinte questão: Que práticas pedagógicas foram desenvolvidas no Grupo Escolar Barão do Rio Branco no período de 1919 a 1945? Guiados por tal indagação torna - se necessário a realização de pesquisas teórico-metodológica para analisarmos o objeto de investigação a luz dos conceitos de modernidade (TOURRAINE, 2002, LE GOOF, 2013), o cotidiano em que estas práticas se desenvolveram (CERTEAU, 2000), a história do espaço e do tempo (CHARTIER, 2000) como princípios conformadores da cultura escolar (FRAGO, 1995, JULIA, 2001), inseridas em um processo de mudança e inovação (CHERVEL, 1990). Será utilizado o método historiográfico (ARÓSTEGUI, 2006) como o estudo dos comportamentos no tempo e dos fenômenos sociais. As fontes se constituirá de jornais, A República, o Diário de Natal, as leis, Decretos e Mensagens do Governo, Legislação Educacional e Regimento Interno dos Grupos Escolares procedentes do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), fontes icnográficas, livros de atas de reunião pedagógica, diários de classe, livros de eventos escolares, livros e matrículas, ofícios, relatórios da Diretoria da instrução pública provenientes do Arquivo público do Estado como o Arquivo da escola Barão do Rio Branco. Espera-se que a referida pesquisa contribua com informações e conhecimentos diante da instrução pública no início do século XX no Estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Grupo Escolar, Cultura Escolar, Modernidade, Práticas Escolar.
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