RESUMO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2014-2018)
Jéssica Souza Martins*
Francinaide de Lima Silva Nascimento; Olivia Morais de Medeiros Neta
*IFRN - E-mail: jssc.martins@hotmail.com.br
A comunicação científica visa a disseminação de informações especializadas e avaliadas por pares a fim de tomar público à comunidade científica através dos periódicos científicos e/ou eventos técnico-científicos o que foi produzido no campo de conhecimento. A pesquisa teve o objetivo de mapear a comunicação científica que retrata a produção do conhecimento sobre Educação Profissional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT). Os procedimentos encoram-se na pesquisa bibliográfica. Para a realização da investigação foram pesquisados os descritores ‘“Educação Profissional” and “produção do conhecimento” or “estado do conhecimento” or “comunicação científica” no campo de palavras-chaves da BDTD. O estudo encontrou 3 dissertações disponíveis, sendo uma vinculada ao Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e duas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, em 2015 e em Educação no ano de 2018. Tal realidade aponta a escassez sobre estudos de comunicação científica acerca de Educação Profissional. Ainda assim, é possível afirmar que além dos repositórios de instituições a comunicação científica sobre Educação Profissional está disponível em revistas científicas de Qualis-CAPES A2, B1, B2, B3, B4 e B5.
Palavras-chave: Educação Profissional. Produção do conhecimento. Comunicação Científica.
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