RESUMO - HISTÓRIA NARRADA: MEMÓRIAS DE PROFESSORES DO NORTE GOIANO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 1990

Aragoneide Martins Barros*
Jocyléia Santana dos Santos
*UFT - E-mail: neidemartins85@hotmail.com

Este trabalho tem como objetivo narrar às memórias dos professores aposentados que atuaram no período de 1960 a 1990 no Colégio Tocantins, na Escola José Damasceno Vasconcelos e no Centro de Ensino Médio Santa Terezinha, na cidade de Miracema do Norte. Dentre os objetivos específicos, buscou-se identificar e entrevistar os docentes aposentados que atuaram nas instituições educacionais supramencionadas para trazer à tona, as motivações para o exercício da docência num cenário educacional limitado e de reduzida formação docente. A análise das memórias dos professores revelou variados aspectos do cotidiano das escolas primárias do interior do norte goiano, tais como: os métodos de ensino, às normas escolares e a rotina vivenciada por alunos e professores. Na pesquisa bibliográfica utilizou-se autores que tratam da História da Educação Brasileira, a saber: Aranha (1996) Nunes (2002), Vidal (2005), Veiga (2007), Saviani (2007), Faria Filho (2000), Ribeiro (1998), dentre outros. Quanto as instituições educativas, fundamentou-se em: Noselha (2009), Sanfelice (2007) e Justino Magalhães (2004) que no livro Tecendo nexos: história das instituições educacionais enfatiza as instituições educacionais como espaços de transformação do indivíduo. E isso traz consigo uma carga sócio/cultural, acontecendo a partir da discussão educação/ação, informações do contexto cultural e social ao epistemológico; a educação/conteúdo que é o conhecimento epistemológico propriamente dito e a educação/produto sendo o resultado do processo educativo. Para a aplicação da metodologia História Oral, adotou-se Verena Alberti (2000), Bosi (1994), Halbawachs (2003), Michael Pollak (1992), Portelli (2006), Meihy e Holanda (2010) e outros. Para análise das entrevistas baseou-se em Bardin (2011) e Jacques Le Goff (1998). Todas as entrevistas foram transcritas e examinadas buscando analisar a história oficial registrada nos documentos das Escolas e a história narrada nas entrevistas dos sujeitos investigados. As entrevistas seguiram os procedimentos previstos de identificação de testemunhas, construção de roteiro de perguntas, termo de consentimento livre e esclarecido e análise dos depoimentos. Os documentos utilizados foram: Projetos Políticos Pedagógicos, Regimento Interno, fotografias da unidade escolar, recortes de jornais do antigo norte goiano sobre as Escolas, cidade e acervo de particulares. O uso da história oral como método para a investigação da história da educação, constitui-se em um elemento fundamental para a elaboração deste trabalho, onde sujeitos, instituições e movimentos escolares possibilitaram a produção de um novo olhar sobre o cenário educacional do norte goiano. Os agentes escolares destacaram lugares, acontecimentos, personagens, práticas educativas e produziram informações sobre a cultura, os ritos e o cotidiano da escola, num contexto local/nacional da educação brasileira nas décadas de 1960 a 1990.

Palavras-chave: História da Educação;  Professores aposentados; Instituições Educativas; História Oral; Tocantins.

Comentários

  1. Olá, Arogoneide e Jocyclea. Gostaria de saber se identificaram narrativas destoantes dos registros oficiais.
    Além disso, também queria saber quais as principais motivações relatadas pelos professores para o exercício da docência. Houve diferenças de gênero nos relatos? Pergunto porque estou iniciando pesquisa semelhante, mas voltada aos professores de História do RN.
    Em tempo, vocês utilizaram história oral temática ou de vida? Optaram por transcrição literal, textualização ou transcriação?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Aliny! Agradecemos pela pergunta.
    Identificamos sim inúmeras dissonâncias ao longo da pesquisa nas narrativas dos professores aposentados. Referente às principais motivações relatadas pelos professores para o exercício da docência. A maioria dos professores assumiu a docência naquele período por alguma necessidade e muitos depois se identificaram e passaram mais de 25, 30 anos em atividade. No caso das mulheres a falta de opções de emprego e dos homens a inexistência de concurso público e indicação política.
    Nesta pesquisa utilizamos a história oral temática. Realizamos a transcrição literal, leitura e correção de vícios de linguagens e inserção de dados.
    Abraços!
    Aragoneide Martins e Jocyléia Santana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos