RESUMO - O CURRÍCULO DO BSCS NO ENSINO SECUNDÁRIO COLEGIAL NO BRASIL NOS ANOS 1960/1970
Tiago Rodrigues da Silva*
*UNESP - E-mail: thiago2581@hotmail.com
O trabalho apresenta reflexões sócio-históricas da organização curricular dos livros didáticos (LDs) do Biological Science Curriculum Studiy (BSCS) versão azul vol. I e II produzidos em 1962 no contexto da reforma do ensino de ciências norte-americano. Os LDs foram traduzidos e adaptados para o Brasil entre 1965 e 1972 pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), São Paulo, como estratégias na produção de material didático para a renovação da disciplina escolar biologia no país, no contexto do movimento de renovação do ensino das ciências. Metodologicamente, as fontes foram visitas pelo método crítico de Antoine Prost. As análises dos LDS foram baseadas na teorização crítica do currículo de Ivor Goodson; história das disciplinas escolares de André Chervel; e saberes escolares de Jean Forquin. Com a crítica das fontes históricas, o BSCS foi direcionado como importantes ferramenta para renovação dos conteúdos programáticos, legitimados como modernos e essenciais na formação de futuros “cientistas” pelo ensino secundário ginasial, como também de modificar a prática do professor de biologia no Brasil. O currículo do BSCS para a disciplina escolar biologia centralizou sua organização em torno das tradições acadêmicas, sendo o fio condutor dos conteúdos o neodarwinismo. Com concepções pedagógicas tecnicistas, o BSCS argumentou as atividades experimentais/laboratoriais, de forma não reflexivas, mas como uma guia de repetições para alunos e professores, como uma expressão legitimada e moderna de ensinar e aprender biologia no curso secundário brasileiro nos anos 1960/70.
Palavras-chave: História do currículo; História da disciplina escolar biologia; Livros didáticos.
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