RESUMO - O ENSINO DE HISTÓRIA E CARTOGRAFIA: O USO DE MAPAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Eliana Duarte Nunes*
Rita de Cássia Grecco dos Santos
*FURG - E-mail: elianaduartenunes@gmail.com

A aprendizagem e o uso de mapas é de extrema importância para todos os sujeitos. Cabe ressaltar que, com o passar do tempo este recurso foi se desenvolvendo, chegando a todas as camadas de diferentes sociedades, favorecendo a ampliação da percepção da realidade e favorecendo a mobilidade, especialmente para as pessoas com deficiência visual. Atualmente, a cartografia tátil é capaz de elaborar e confeccionar mapas e outros produtos cartográficos para serem lidos com as mãos. Nas disciplinas de História e Geografia, estes mapas são importantes para localizar fenômenos geográficos e lugares. Nesse sentido, é importante trazer à discussão a relevância do mapa como recurso didático para o ensino de História, porque além do mapa promover a localização, ele apresenta uma atividade temporal e seus processos sociais, econômicos e políticos. A pesquisa que está sendo desenvolvida tem como foco identificar e analisar como ocorre o ensino de História para estudantes com deficiência visual, levando em conta a inclusão, as metodologias de ensino e os materiais didáticos dos professores, em especial os mapas. Como objetivos específicos tem como caminho reconhecer quais são as dificuldades, aprendizagens e perspectivas dos professores em relação ao ensino de História e inclusão de estudantes com deficiência visual em escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS; identificar as metodologias de ensino realizadas pelos professores, considerando os materiais didáticos, em especial o mapa, em detrimento do ensino de estudantes com deficiência visual; avaliar as condições materiais de trabalho do professor de História. A luta das pessoas com deficiência por uma educação inclusiva e de qualidade é permanente, para que as leis possam se concretizar em ações. Em relação às escolas, os recursos didáticos muitas vezes são escassos, fazendo com que os professores sejam forjados a improvisar e criar seus próprios artefatos de ensino. Quanto ao ensino, num primeiro momento o uso de mapas nos remete ao ensino de Geografia, onde se costuma abordar territorialidade, localização, escala, etc., mas ao mesmo tempo também pode ser utilizado por diversas outras disciplinas, neste caso na disciplina de História, onde tem a possibilidade de se tratar sobre as dimensões temporais, por exemplo. Como proposta de produto a ser produzido como resultado final está a construção de um Atlas Histórico em alto-relevo, ocorrendo a colaboração para o professor diante do desenvolvimento das aulas para os estudantes com deficiência visual. Para a pesquisa em andamento, é necessário a aproximação com escolas e professores de História que atendam estudantes com deficiência visual. Com isso, através de observações e entrevistas, é possível traçar o perfil da escola e seus membros, além dos conteúdos que estão sendo ministrados.

Palavras-chave: Ensino de História; Prática de Ensino; Educação Inclusiva; Deficiência visual.

Comentários

  1. Que tema rico, colega. Qual a sua relação com a temática? Já lidou com tal realidade em sala de aula? Grato.

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