RESUMO - ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO E ÁFRICA: RELATO DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Ludmilla Martins Gomes da Silva*
*UNILAB - E-mail: ludmilla.mgs@gmail.com
Essa pesquisa teve como objetivo a produção de um material didático intitulado “Mulheres e Resistências: Conexões da região Centro-Africana e a História e Cultura Afro Brasileira”. O material didático busca trazer conhecimentos sobre algumas histórias da região centro-africana através de três mulheres africanas: N’Zinga Mbande, Kimpa Vita e Lueji A’Nkonde. Consequentemente busca ser implementado em escolas de nível básico, tendo como fio condutor as histórias dessas mulheres africanas no período do tráfico transatlântico. Por fim, busca compreender esses processos históricos a partir das experiências dessas mulheres da região centro-africana e da história e cultura afro-brasileira no período moderno e contemporâneo, pensando como esse produto poderá ser utilizado no ensino de História no que concerne os temas de Gênero, África e da História e Cultura afro brasileira.
Palavras-chave: Ensino de História. História das Mulheres. História da África. Material Didático.
Particularmente eu não conheço essas mulheres e só o resumo do teu trabalho já me deixa ansioso para lê-lo. Quais as fontes que tu utilizou para pesquisar essas mulheres? Biografias? Teóricos? Contos?
ResponderExcluirJosé Luiz Xavier Filho
Ao fazer uma proposição de material didático a composição da leitura de acesso aos alunos será uma narrativa da história de vida das mulheres indicadas ou narrativas produzidas por elas?
ResponderExcluirRegina Célia Padovan
Prezada Ludmila,
ResponderExcluirTambém fiquei bastante curiosa acerca desse material didático. A ideia é interessantíssima! Gostaria de saber as fontes utilizadas e o período do estudo (todas elas são do mesmo período? Ou você apontou como período do tráfico atlântico porque se tratam de trajetórias separadas por séculos?) Você mencionou material didático. Seria uma produção escrita? Uma proposta de atividades?
Ana Cristina Pereira Lima