RESUMO - LIÇÕES DE COISAS NO GRUPO ESCOLAR QUINTINO BOCAIÚVA EM SANTA CRUZ/RN: O QUE NOS REVELAM OS DIÁRIOS DE CLASSES DAS PROFESSORAS (1909 A 1931)

Gillyane Dantas dos Santos*
Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
*UFRN - E-mail: gillyanedantas@gmail.com

Nas últimas décadas do período imperial o método intuitivo, conhecido também como Lições de Coisas foi apontado nas reformas de ensino propostas por Rui Barbosa, como um meio de melhorar o problema do ensino brasileiro. Todavia, muitas eram as dificuldades de aplicação do referido método. Com o advento da República e as mobilizações realizadas na tentativa de melhorar a oferta e eficiência do ensino, a proposta metodológica começou a ganhar espaço, inclusive nos grupos escolares. O presente trabalho tem o objetivo de discutir a utilização das Lições de Coisas como método de ensino no Grupo Escolar Quintino Bocaiúva, durante o período de 1909 a 1931. A metodologia utilizada partiu da pesquisa bibliográfica, de modo que foi realizada uma revisão sistêmica acerca do objeto estudado, a partir de fundamentações ancoradas em Saviani (2013); Almeida (1989); Valdemarin (2004); Machado (2010); Magalhães (2004), bem como da pesquisa documental, utilizando como principal documento de análise os diários de classe das professoras em exercício naquele período, além das legislações educacionais vigentes na época do recorte temporal em termos de Brasil e Rio Grande do Norte. A partir da pesquisa identificou-se que, conforme os documentos, as professoras desenvolviam suas atividades pedagógicas buscando atender os objetivos propostos pelo método intuitivo, primando pela observação e experimentação dos fatos. Verificou-se também que tais práticas estavam condizentes ao que pregavam as legislações educacionais.

Palavras-chave: Lições de Coisas; Grupos Escolares; Diários de Classe.

Comentários

  1. Olá, os diários analisados estão disponível em acervos públicos? Se sim, qual?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Os diários estão disponíveis na biblioteca da escola. Também tenho cópias, pois os digitalizei para consulta, já que são objetos de estudo de minha Tese.

    ResponderExcluir
  3. Olá, que bom que a escola preservava esses diários de classe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discussão coletiva e síncrona dos trabalhos nos Eixos Temáticos