RESUMO - A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL NO BRASIL: PERÍODO COLONIAL
Denise Cerveira Tavares*
*UNINTER - E-mail: denisecerveira@gmail.com
O presente artigo discute sobre a historiografia da educação no Brasil Colonial, com a chegada dos primeiros jesuítas em 1549 até a independência do país, em 1822. Fazendo uma breve contextualização da história da educação e sua escolarização, na Idade Média até o Renascimento. Dentro desse contexto, esse trabalho busca apresentar a metodologia bibliográfica na área da educação, enfatizando sua escolarização. O artigo ressalta a importância da historiografia no Brasil e seu progresso de escolarização ao longo do tempo.
Palavras-chave: Historiografia, Educação, Período Colonial.
Foi difícil encontrar bibliografia sobre educação e escolarização no período colonial no que hoje é o Brasil?
ResponderExcluirUm pouco, mas usei alguns artigos pertinentes ao tema como: CABRAL, Márcia, a educação no Renascimento, que aborda a história da Educação no Renascimento, além de outros autores como SANGENIS, Gênese do pensamento único em educação: Franciscanismo e jesuitismo na História da educação, PETITAT, A produção da Escola, produção da sociedade: análise sócio histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente, entre outros autores
ExcluirParabéns pelo tema
ResponderExcluirQuais referenciais teóricos você utilizou para fundamentar este estudo?
CABRAL, Márcia, a educação no Renascimento, que aborda a história da Educação no Renascimento. Webartigos.com
ExcluirSANGENIS, Gênese do pensamento único em educação: Franciscanismo e jesuitismo na História da educação Brasileira. Petropolis: Editora Vozes, 2006.
PETITAT, A produção da Escola, produção da sociedade: análise sócio histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas,1994.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição Histórica da Educação no Brasil. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
Oliveira, T. Origem e Memória das Universidades medievais à preservação de uma Instituição educacional. Varia História. 2007.
MONARCA, M.A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997.
Em sua pesquisa você encontrou algo sobre a atuação dos franciscanos na educação? Se sim, pode, por favor indicar?
ResponderExcluirSim, li o livro SANGENIS, Gênese do pensamento único em educação: Franciscanismo e jesuitismo na História da educação Brasileira. Petropolis: Editora Vozes, 2006.
Excluir