RESUMO - O EXERCÍCIO DA MONITORIA DE CIÊNCIAS HUMANAS NA ESCOLA PÚBLICA
Maria Marilene Banhos Nogueira*
*SEDUC-CE - E-mail: prof.marileneb@gmail.com
O relato de experiência refere-se ao Projeto de Monitoria, subprojeto Monitoria de Ciências Humanas, desenvolvido em turmas do 3° e 1° anos do ensino médio, na EEM Governador Adauto Bezerra da rede pública estadual, de Fortaleza. A ação consistiu na orientação didática, dos conceitos básicos e referenciais teóricos utilizados nos livros didáticos adotados na escola. Os recursos metodológicos: exposição dialogada, depoimentos vivos, audiovisual, debate, pesquisa, músicas temáticas, cinema na escola, fiscalização de provas, correção de atividades, resolução de questões estilo Enem/vestibulares, colaboração no planejamento, gestão de sala de aula, etc. O relatório foi formatado, as ações avaliadas e auto avaliadas no processo, transformadas em ensaio de reflexão sobre o exercício da teoria/prática na escola. O arcabouço teórico orientou uma intervenção de prática social de pesquisa de interação com o real já construído. Dificuldades encontradas: carga horária para acompanhamento do projeto; desistências no processo; monitoria voluntária; resistência inicial aos registros e relatórios. Os resultados obtidos com o projeto: monitor/a como facilitador/a da aprendizagem; exercício do protagonismo juvenil; senso de curiosidade sobre a pesquisa científica; valorização das licenciaturas; participação em eventos externos; decisão de optar por licenciaturas no ensino superior; etc. Por conseguinte, o registro consiste em um caminho na busca de possibilidades de instrumentos inovadores do exercício do ensino na escola. A pesquisa escolar foi desenvolvida segundo o entendimento do “saber da experiência” de Bondía (2012) e orientou ações pedagógicas curriculares e extracurriculares. Segundo os princípios e ensinamentos de Paulo Freire (2011), ensino e pesquisa se encontram no processo educativo, são "quefazeres" entrelaçados. A escola, configura-se em espaço de debate, construção, desconstrução, significação e ressignificação de conhecimento. Por isto urge identificar, questionar, intervir e propor novos arranjos curriculares que combatam o processo de produção e reprodução das desigualdades.
Palavras-chave: Monitoria. Aprendizagem. Saber da experiência. Pesquisa na escola.
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