RESUMO - ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO RIO GRANDE DO SUL
Fabrício Paula de Souza*
Rita de Cassia Grecco dos Santos
*FURG - E-mail: fabriciosouza879@gmail.com
Este texto refere-se à pesquisa e problematização acerca da prática de ensino em Geografia, desenvolvida em uma escola pública de Ensino Médio da Rede Estadual de ensino, durante o Estágio Curricular do curso de Geografia Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS, durante o segundo semestre letivo de 2019. Para tanto, embasamos a discussão teórica na concepção atinente à inclusão do conceito de Território para a investigação dos movimentos migratórios em sala de aula. Nesta experiência, constatamos a importância que a retomada de fatos históricos representa para auxiliar a leitura da realidade presente, a parti da ótica da Geografia. Para tal defesa, realizamos levantamento de dados na forma de fichamentos dos textos-base paras as práticas de ensino e os registros das discussões em aula, que são aqui apresentados como revisão bibliográfica. Durante as aulas, buscamos superar a acepção tradicional de território geográfico-espacial, comumente anunciada nos trabalhos acadêmicos de Geografia, apresentando o Território como agenciamento que transcreve a apropriação do espaço a partir de relações concretas e funcionais, retomando também a importância da História dos territórios para o entendimento da mobilidade humana entre eles. Com esta pesquisa, constatamos que a prática de ensino desenvolvida permitiu expandir o entendimento dos alunos sobre o próprio conceito de território e dos movimentos migratórios em voga, permitindo discutir sobre as categorias população e território como subsistência, bem como as identidades e culturas e o território/territorialidade como apropriação dos grupos sociais, e seus consequentes impactos no âmbito da globalização.
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Movimentos Migratórios; Território; História; Formação de Professores.
Comentários
Postar um comentário