RESUMO - FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO RELIGIOSO EM NATAL - RN.

Paulo Cavalcante de Albuquerque Melo*
*UERN - E-mail: paulinhocbmx@gmail.com

Neste presente trabalho discutiremos sobre a formação de professores do Ensino Religioso (ER) no Estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente, no munícipio de Natal. A necessidade do artigo emerge a partir das leituras de Benevides (2017) sobre a carreira e formação dos docentes nas escolas públicas no município. É de extrema importância ressaltarmos que é imprescindível a formação inicial em Ciências da Religião (CR) para os profissionais destinados a área, uma vez que, as CR propõem alternativas plurais e pedagógicas para as mediações em sala de aula. Entretanto, antes do curso de CR ser efetivado, a formação inicial ficava sob responsabilidade do Instituto de Teologia Pastoral de Natal (ITEPAN), sendo oferecido pela Escola Superior de Ensino Religioso (ESER). Pelo fato do ITEPAN ser vinculado a Arquidiocese de Natal-RN, percebia-se influências eclesiásticas nas práticas de ensino, porque não estavam pautadas sob uma ética profissional docente e utilizavam um discurso ecumênico para o ensino, típico da abordagem teológica que fez-se presente ao longo da história da disciplina no país. Entretanto, o discurso ecumênico ainda oferece risco de catequese no ensino por oferecer uma concepção de paz entre as religiões, porém sempre fazendo sua análise sobre as expressões religiosas a partir da perspectiva de uma determinada confissão de fé (PASSOS, 2007). Outro fator que contribuía para uma ética catequética dos profissionais do ER está atrelado ao fato de vários profissionais terem formação inicial em outra área (BENEVIDES, 2017). Assim sendo, para atender as demandas educacionais do ER, conforme é proposto pelos órgãos que norteiam a educação no nosso país, é construído o curso de CR na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que oferece durante a formação dos profissionais uma cosmovisão laica, plural e transreligiosa do ensino. Entretanto, como observa Benevides (2017), ainda é possível encontrar professores de ER nas escolas do município sem a formação inicial em CR, mantendo assim alguns problemas concernentes a disciplina elencados anteriormente. Nas perspectivas de Silva (2014, 2016) existem coexistência de discursos pedagógicos acerca das relações práticas dos docentes. Isso implica que apesar do curso oferecer uma formação plural, os docentes ainda não superaram suas posturas religiosas em prol de um ER desvinculado de atitudes prosélitas. Dessa maneira, com o artigo esperamos contribuir para o debate acerca da necessidade de formação inicial em CR, mostrando que, através da formação na área, os profissionais terão as competências adequadas para melhores práticas educativas no contexto escolar, valorizando a dignidade dos indivíduos e assegurando sua liberdade de crença.

Palavras-chave: Ensino Religioso; Ciências da Religião; Natal-RN.

Comentários

  1. Muito interessante o seu trabalho!
    Não conhecia o curso de Ciências da Religião e fico muito feliz que siga uma perspectiva pluralizada. Infelizmente, ainda vejo muitos casos de professores que acreditam que as aulas de religião são continuação das suas igrejas.

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    Respostas
    1. Paulo Cavalcante de Albuquerque Melo26/08/2020, 19:31

      Obrigado pelo feedback!

      Verdade! Embora o curso de Ciências da Religião ofereça um discurso pedagógico coerente com os princípios de laicidade do país, ainda há essa percepção colonial sobre o Ensino Religioso em muitos contextos, infelizmente.

      É necessário tanto o investimento no curso quanto o compromisso ético dos docentes inseridos na área para juntos construímos um Ensino Religioso melhor.

      Atenciosamente,

      Paulo Cavalcante.

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